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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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sábado, 31 de outubro de 2009

Entrevista com Mikhail Simonov - o inventor da caças Sukhoi


O céu é sem limites: um jato Sukhoi


Mikhail Simonov, criador do icônico caças Su-27 e Su-30, tem estado na vanguarda da concepção da aeronave por mais de 50 anos. Para comemorar seu 80o aniversário este mês, nós ouvimos do homem que deu à Rússia a borda em combate aéreo.

Muitos teriam duas vidas para realizar as coisas que Mikhail Simonov embalou em seus 80 anos. Sua Su-27 fighter jet - que se tornou tão conhecido como Kalashnikov AK-47 fuzil de assalto - é reconhecido como o melhor lutador de jato do século 20 e traz milhares de milhões de dólares na economia russa.
Um virtuoso no céu

Quando o Internacional da Aviação e Espaço Salon - MAKS - anunciou que estaria mostrando o Su-27 em vôo ... pessoas lotaram na borda da pista. O azul-cinzento "Su", com estrelas vermelhas nas asas e na cauda, se inclinou em direção rodas de seu desembarque, como se acolher o público, girou sobre o pós-combustor e rapidamente decolou.

A subida acentuada foi recebida com um suspiro de admiração universal, mas o verdadeiro espetáculo awe-inspirando ainda estava por vir. The 30-ton máquina, com a facilidade de uma bailarina, começou a executar acrobacias: duas voltas e meia dentro de um raio de 800 metros do chão, com um "flip" no final; rolos vertical; 90 - e 270-loops grau.

Finalmente, o jato de repente ganhou velocidade e levantou o nariz - mas não voam como todos esperavam. Em vez disso, a toda a velocidade e líder com sua fuselagem, que realizou em frente. Um minuto depois, o ângulo aumentou de 90 a 120 graus, o jato parecia que estava caindo sobre a sua "volta", enquanto correndo com o rabo para a frente.

Profissionais chamam essa manobra militar dinâmico "travagem", o piloto precisa para cair bruscamente a velocidade, enquanto ainda têm uma vantagem sobre o inimigo. Além disso, o piloto é capaz de, simultaneamente, lançar um míssil de costas. Nenhuma outra aeronave no mundo é capaz disso.

"Por que você não vá a sua mulher ..."

"Nosso lutador de jato saiu atrasado", admite Simonov. "O americano F-15 já estava operacional quando a nossa máquina foi apenas em fase de projeto."

T-10 foi o protótipo de um futuro Su-27, que voou pela primeira vez em 20 de maio de 1977. Mas apesar de todos os esforços dos designers e engenheiros da empresa Sukhoi, foi pior do que o jato americano.

"Esta foi uma má notícia para nós", lembra ele. "O jato já estava sendo produzido. Alguns estavam fazendo espaço para concessões em suas jaquetas militares, enquanto a pensar em como iria gastar prémios seu estado. "

Mas ele lembra reunir a coragem de ir ao ministro da indústria aeronáutica, Ivan Silayev, para lhe dizer que a aeronave não saiu como planejado, e que precisa de mais trabalho.

" 'É uma coisa boa, Petrovich, que hoje não é 1937", disse o ministro. "OK, eu vou redesenhá-lo ..." eu respondi.

"Foi um verdadeiro escândalo. Eu vim para a reunião ministerial. Eu comecei a apresentar o meu relatório, explicando que, para melhorar as características de vôo do jato que precisamos para mover o compartimento de arrumação do fundo para o 'back' do avião. Então, de repente, a aeronave designer Arkhil Lyulka - um alegre e um homem bom - se levantou e começou a gritar comigo, quase me xingando em ucraniano. 'Por que você não, Mikhail Petrovich, ir para a sua esposa e pedir-lhe para mover os seios para as costas?! Vamos ver como ela vai ser útil então! "

O conflito com o criador do motor foi apenas o começo: a transferência do compartimento de arrumação significa redesenhar o corpo. E que implicou um escândalo com outra instituição séria - Aerohydrodynamic Instituto Central do Estado (TsAGI).

Como resultado, Simonov TsAGI viajou a noite em segredo, de modo a não deixar que a gestão que ele era projetar novos modelos de jato de caça. Segundo ele, eles estavam com tanta pressa que decidiram começar a trabalhar no primeiro modelo que parecia aceitável. E foi esse modelo que provou ser superior.

Como os árabes ajudou 'Su'

Simonov insiste em que a perestroika permitido o Su-27 para se tornar o melhor dos melhores. A falta de dinheiro nos anos noventa obrigou a empresa Sukhoi para fazer uma jogada desesperada - para tentar vender o jato no exterior. O primeiro lugar que olhei foi os Emirados Árabes Unidos.

"Naquele tempo, a sua força aérea foi chefiada pelo Coronel Khalid", lembra Simonov. "Ele não era um homem flexível. Quando ele olhou e voou para a nossa caça, ele disse: "Não é ruim, mas pode afundar um destroyer?" Mas estes eram duas coisas diferentes ... É uma coisa para realizar o combate aéreo, e outro para destruir completamente debaixo d'água e no solo metas ".

Isto poderia ter sido o fim da conversa. Intead, Simonov proposta dos árabes formular suas demandas para a máquina: "Se você quiser que o jato de combate para ser capaz de atingir alvos a uma distância de 100 quilômetros - que pode ser feito. Você quer que ele afundar destróieres - que fará. "

Assim, o Su-27 tornou-se um multi-função de caça - embora os árabes não comprá-lo. Khalid admitiu que os americanos não teriam permitido que o fizessem. Costuma-se dizer que o Su-27 e Su-30 são os melhores, mas eles não foram usados em uma única guerra. Então, como poderia ser provado a sua superioridade?

"Isso é, evidentemente, um segredo", sorri Simonov.

Esta exposição de equipamentos não era apenas publicidade, mas uma comparação com os concorrentes - pelo menos com os Mirages franceses que faziam parte do inventário dos EAU. Como eles poderiam ser comparados? Dois de seus melhores pilotos se revezaram vôo da aeronave, a Mirage e Su. Todas as informações de vôo foi documentado e as informações analisadas.

O melhor lutador de jato do século 20

O Su-30MKI é considerado uma máquina de guerra imbatível. Isto foi confirmado em batalhas aéreas com adversários em potencial. A primeira vez foi feito foi no início dos anos noventa, quando o Su-27 pilotos foram convidados para participar de treinamento militar com o F-15.

As regras da batalha "" necessária aos planos da Rússia para entrar na cauda dos jatos americanos, em seguida, os adversários mudaram de lugar. Em uma batalha real, isso permitiria dirigir um míssil e acertar o alvo. Em ambos os cenários, Sus foram vitoriosos. Segundo uma pessoa que tomou parte nos exercícios, chefe da Força Aérea Lipetsk Centro de Formação de major-general Aleksandr Harchevsky devido à sua alta capacidade de manobra e empurrou-a-peso, o Su-27 ganhou velocidade sobre a trajetória ascendente mais rápido do que F - 15.

O F-15 sempre necessário para fazer uma espécie de um "passo" - voar em linha reta por um determinado período de tempo. Os pilotos russos aproveitaram a isso - que convenceu os norte-americanos para ir para cima, em que ponto eles perderam velocidade e do SUS, tendo feito uma curva acentuada, encontraram-se na cauda do inimigo. Um momento depois, eo alvo foi "destruída".

Assim, quando os americanos aprenderam que a Índia tinha adquirido o Su-30s mais avançada, decidiram pagar-lhes uma visita. Em seus exercícios eles decidiram usar o F-15 melhorado. O resultado da reunião foi 6:4 em favor do Su-30. No entanto, em vez de o Su-30MKI, os índios usaram o ordinário formação Su-30, uma máquina sem que o novo radar ou de controlo do vector de potência. A próxima vez que os americanos chegaram na Índia, eles trouxeram o melhor F-16.

"Essa caça é menor e mais leve do que o nosso Su-30", diz Simonov. "Assim, logicamente, deveria ser mais manobrável e vencer em combate. Mas tudo foi exatamente o oposto. Su-30MKIs foram utilizados. A derrota foi inquestionável. "

Supersonic para presidentes

Em um show aeroespacial, enquanto assiste a demonstrações de vôo de aeronaves civis, Mikhail Simonov voltado para jornalistas e fez uma declaração surpreendente: "caças não são nada, aqui é o nosso futuro!" Em seu escritório, eu entendo o que ele significa. Ao lado de sua mesa está um modelo de avião de dois andares, projetado para 1.000 passageiros, o KR-860 "krilya Rossii" (Asas da Rússia).

"Eles têm medo de construir essas máquinas", diz o designer, com um suspiro de decepção. "Mesmo que nós temos fábricas capazes de implementar esse projeto, e nós poderíamos fazer os acordos necessários em motores".

Não seria a primeira vez que grandes projetos de avião têm de dificuldade. Apesar de todos os componentes necessários estão presentes - aprovação governamental, o dinheiro, as fábricas - produção em série do mundo exigiram An-124 avião de transporte pesado "Ruslan" bloqueado após o desmembramento da União Soviética.

Simonov não é um a desistir, no entanto, citando o grande projetista de aviões soviéticos, Roberto Bartini, que acreditava que o gabinete de projecto da aviação deve ser como uma correia transportadora, com aeronaves novo julgamento, no início, e produzidos em massa aviões caindo o fim. Hoje, existem três modelos de aviões supersônicos de passageiros em pé na mesa de Simonov.

"Eu vejo na televisão como a nossa jogada líderes de uma região do país para o outro", diz ele. "Mas eles fazem isso com máquinas de reacção - lentamente. Uma grande quantidade de tempo é perdido dessa maneira. "

Aviões supersônicos Simonov será dado um nome só depois ele começa a ser produzido. Essa é a tradição, de modo a não "azar" dele. Um dos três modelos é um avião 40-seat, capaz de voar ao dobro da velocidade do som. O segundo modelo é menor - 12-passageiros - mas voa mais rápido.

A terceira aeronave é um projeto ainda mais rápido - mas ainda é um segredo.


Sukhoi continua a voar alto em ambos os projectos militares e civis da aviação

A Companhia Sukhoi é uma das empresas do mundo aeronave líder. Seus aviões de combate são utilizados por dezenas de países. Em agosto, no Salão Internacional da Aviação e Espaço MAKS 2009, a força aérea russa comprou 48 Su-35s. A força aérea indiana quer adquirir, além dos seus actuais 105 Su-30MKIs, 50 novas unidades.

O atual CEO da Sukhoi, Mikhail Pogosyan, está implementando o projeto ambicioso do avião regional de passageiros, Sukhoi Superjet: antes do final do ano, a massa primeira máquina produzida começará a voar em linhas aéreas regulares. Globalmente, a empresa planeja construir mais de 1.000 unidades. O céu é imenso - não haverá espaço suficiente. . .
FONTE: http://www.telegraph.co.uk

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