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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fx India e Brasil: SAAB demonstra Gripen "Super Cruise"

Ponto para o Gripen
Capacidade de «Supercruise» demonstrada pela SAAB
O fabricante sueco SAAB, veio afirmar que uma bateria de testes confirmou e demonstrou a capacidade do último desenvolvimento da empresa, o Gripen «NG» voar a uma velocidade de MACH 1.2 sem pós combustão.

A confirmação desta capacidade ocorre após mais de 40 missões de teste. Isto implica que o caça Gripen pode não apenas voar a uma velocidade superior à do som sem utilização de pós-combustão em condições especificas ou pontuais, mas que consegue utilizar aquela característica de forma sustentada.

A capacidade de uma aeronave voar a uma velocidade superior à do som, sem a utilização de pós-combustão[1] é desde há algum tempo considerada como um argumento de vendas muito válido, pois permite um aumento considerável da sua autonomia e do seu raio de acção operacional.

A autonomia do Gripen é vista por muitos analistas como um dos pontos negativos do avião, pelo que a capacidade agora confirmada vem confirmar os valores apontados para a autonomia operacional do novo Gripen «New Generation», a última versão do caça sueco que está no momento envolvido em vários concursos internacionais.

O voo em «supercruise» de forma sustentada é um importante argumento de vendas numa altura em que surgiram algumas dúvidas na imprensa internacional relativamente às possibilidades de o Gripen continuar na corrida para o fornecimento de mais de 120 unidades do caça para a força aérea da Índia
Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009
Fx India e Brasil: SAAB demonstra Gripen "Super Cruise"
Ponto para o Gripen
Capacidade de «Supercruise» demonstrada pela SAAB
AREA MILITAR

O fabricante sueco SAAB, veio afirmar que uma bateria de testes confirmou e demonstrou a capacidade do último desenvolvimento da empresa, o Gripen «NG» voar a uma velocidade de MACH 1.2 sem pós combustão.

A confirmação desta capacidade ocorre após mais de 40 missões de teste. Isto implica que o caça Gripen pode não apenas voar a uma velocidade superior à do som sem utilização de pós-combustão em condições especificas ou pontuais, mas que consegue utilizar aquela característica de forma sustentada.

A capacidade de uma aeronave voar a uma velocidade superior à do som, sem a utilização de pós-combustão[1] é desde há algum tempo considerada como um argumento de vendas muito válido, pois permite um aumento considerável da sua autonomia e do seu raio de acção operacional.

A autonomia do Gripen é vista por muitos analistas como um dos pontos negativos do avião, pelo que a capacidade agora confirmada vem confirmar os valores apontados para a autonomia operacional do novo Gripen «New Generation», a última versão do caça sueco que está no momento envolvido em vários concursos internacionais.

O voo em «supercruise» de forma sustentada é um importante argumento de vendas numa altura em que surgiram algumas dúvidas na imprensa internacional relativamente às possibilidades de o Gripen continuar na corrida para o fornecimento de mais de 120 unidades do caça para a força aérea da Índia

A imagem “http://www.areamilitar.net/directorio/IM_aer/GripenNG_01.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A capacidade de «supercruise» é uma característica dos dois caças norte-americanos «Stealth», F-22 (Já em operação) e o F-35 que está presentemente em fase avançada de desenvolvimento. Estas aeronaves são capazes de voar sem pós combustão a velocidades de MACH 1.3 a 1.5 (Algumas fontes apontam valores superiores, mas sem confirmação).

Outras aeronaves também poderão desenvolver ou vir a certificar a capacidade para voar nestas condições, e uma delas é o F-16 proposto à Índia, cujo fabricante – a Lockeed Martin - afirmou há algum tempo que o F-16 para a Índia poderia ser fornecido com aquela capacidade.

No entanto o valor apontado para o F-16 é de MACH 1.05, uma velocidade apenas marginalmente superior à velocidade do som.

É importante realçar que excepto nos novos caças Stealth norte-americanos que transportam armas em baías internas na fuselagem, a velocidade da aeronave é condicionada pelo armamento que transporta. Os testes efectuados pela SAAB comprovam a capacidade «Supercruise» do Gripen, mas pelas declarações fornecidas pelo fabricante não permitem concluir se os testes foram feitos numa configuração «limpa» ou se por outro lado foram transportados armamentos.
[1] A pós combustão é um processo que aumenta o consumo de combustível, reduzindo a autonomia.

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