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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Embraer revela cronograma do KC-390, há alterações no projeto



Stephen Trimble
Traduzido por Túlio Ricardo

(Flight International) - Um novo documento publicado online traz à luz o cronograma da Embraer para o transporte militar e avião-tanque KC-390 e revela alterações em comparação com uma versão anterior do projeto.

A programação, de março de 2010, revela um programa acelerado para chegar perto do fim da fase de projeto preliminar em meados do ano, com capacidade operacional inicial prometida para cinco anos depois.





A fase de projeto preliminar será seguido por uma fase de definição inicial com a duração de um ano, durante a qual os ensaios em túnel aerodinâmico serão concluídos. Cálculos de cargas e esforços estruturais serão também lançados durante esta fase.

Prevista para durar um ano, a fase de definição conjunta está prevista para começar em meados de 2011, com uma revisão de projeto preliminar definido para início de 2012. Com uma cadeia de suprimentos estabelecida em meados de 2011, a Embraer irá iniciar o desenvolvimento de ferramental no início desta fase e começar a liberar desenhos de engenharia.

A partir de meados de 2012, o projeto KC-390 entrará em uma fase de quatro anos para detalhamento do design e certificação. Uma revisão crítica de design está prevista para início de 2013, permitindo à Embraer congelar a configuração. O primeiro protótipo da aeronave está previsto para entrega em fins de 2014, com um segundo protótipo entregue pouco tempo depois.

O Projeto KC-390 foi lançado oficialmente em abril de 2007. Dois anos depois, a Força Aérea Brasileira assinou um contrato para lançar o programa, que vai substituir o Lockheed Martin C-130, em serviço há trinta anos.

Até o momento a Embraer desenvolveu um mock-up do compartimento de carga KC-390 para fazer verificações volumétricas, diz a empresa.

A aeronave está sendo projetada para transportar uma carga 19t até 2,685 km (1.450 milhas náuticas).

Uma imagem em três vistas no briefing mostra como a configuração evoluiu. Um desenho anteriormente distribuído mostra um avião um pouco menor. A envergadura cresceu no novo projeto de pouco mais de 33.9m (110ft) para pouco mais de 35m e o comprimento aumentou de 33.4m para 33.9m. A altura no topo da cauda em T caiu de 11.4m para pouco menos de 10.7m. O tamanho da seção da área de carga não está listado no novo briefing mas foi anteriormente descrito como 3.35m de largura por 2,9 m de altura.

A Embraer ambiciona um mercado de reposição dos velhos C-130 para o seu KC-390 e que inclui até 700 aviões no valor de mais de US $ 50 bilhões. Ao mesmo tempo, a aeronave apresenta novos desafios de projeto para a Embraer, incluindo uma rampa de carga traseira, a certificação de transporte militar e capacidade de reabastecimento aéreo.

A apresentação da Embraer descreve o programa como "correndo dentro do cronograma, voltado-se para o desenvolvimento em escala total e também para a seleção dos principais parceiros".

Fonte: Flight International

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