Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 5 de junho de 2010

Tropa de elite – Brigada de Infantaria Paraquedista




Histórico

A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, sediada na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, teve sua origem na escola de Paraquedistas, criada em 26 de dezembro 1945.

No ano anterior, em 1944 o então capitão Roberto de Pessoa, concluiu o curso de Paraquedista em Fort Benning, nos Estados Unidos da América do Norte, brevetando-se como o primeiro Paraquedista militar do Brasil. O idealismo do Capitão "De Pessoa" permitiu a condução e a orientação na formação das primeiras turmas de militares do nosso Exército, ainda nos EUA.

Quarenta e sete militares, hoje denominados "pioneiros", constituiram-se na pedra angular sobre o qual edificou-se o pára-quedismo Militar no Brasil.

Em 1949, a Escola de Paraquedistas, tendo como seu primeiro comandante o então Cel Penha Brasil, realizou o primeiro curso de Paraquedistas no Brasil.

Em 1953 a imperiosa necessidade de ampliação de seus cursos e das atividades de formação e adestramento militar, impôs a transformação da Escola de Paraquedistas em Núcleo da divisão Aeroterrestre, estrutura, que manteve até 1969.Com a nova organização, através da qual o Exército Brasileiro adotavas as Brigadas, foi então criada a Brigada Aeroterrestre, que mudou de denominação em 1971, para Brigada Paraquedista e, posteriormente, em 1985, para Brigada de Infantaria Paraquedista. A atual Brigada de Infantaria Paraquedista é uma Grande Unidade peculiar do Exército Brasileiro. A principal característica da tropa aeroterrestre é a grande mobilidade que lhe é proporcionado pelo apoio da FAB.

A tropa Paraquedista, inteiramente formadas por voluntários, tem como características: a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem. Tais elementos forjam a místicas Paraquedista, cultuada no dia-a-dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis de nossa tropa, o brevê prateado, o "boot" marrom e a boina bordô.

O espírito Paraquedista, maior apanágio desta tropa de elite, se consolida, pois, na instrução do soldado, que procura transformá-lo, de modo pleno em um combatente Paraquedista. Eminentemente prática, a instrução busca desenvolver a autoconfiança e o espírito de sacrifício, fazendo nascer a determinação de cumprir a missão a qualquer custo, na convicção de que ação individual bem sucedida resultará sempre em beneficio do conjunto.
O rigor dos exercícios físicos, a intensidade dos treinamentos, o risco que envolver as atividades de instrução, a tenacidade de cumprimento da missão, foram um conjunto inseparável que forja as décadas, o espírito Paraquedista, cujo a chama está acesa no coração de cada um dos mais de cinco mil integrantes da Brigada de Infantaria Paraquedista

Sentindo no rosto o vento das hélices e suspensos pelos velames dos paraquedas, voam pelo céu, cruzando terras e águas para trilhar com os "boots" marrons os mais longínquos rincões da Pátria e experimentar inteiramente o sentimento mais profundo de nossa nacionalidade.
São anos de patriotismo e amor à profissão de uma tropa cujo lema por si só expressa todos os seus ideais: Brasil Acima de Tudo!

Endereço: Avenida Benedito da Silveira, S/N
Bairro: Vila Militar
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
CEP: 21615-000

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: