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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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domingo, 14 de março de 2010

FX-2: Clima Favoravel aos Franceses! 1 em cada 6 F-18 da USN está proibido de voar com problemas de Fissuras






104 aeronaves do tipo F-18 foram proibidas de voar pelo comando de sistemas aero-navais norte-americano nesta Sexta-feira, quando uma análise feita por técnicos concluiu que os aviões de combate tinham desenvolvido fissuras muito antes do que seria de esperar, considerando as características dos materiais.
O problema afecta 16% dos aviões das séries do F/A-18A até ao F/A-18D, mas não inclui os mais recentes F/A-18E/F.

Também não são incluídos na proibição de voar, as aeronaves presentemente em operações na região do golfo.

Ainda que um porta-voz do organismo oficial norte-americano tenha declarado que não ocorreram quaisquer acidentes resultado dos problemas detectados, ocorreram recentemente problemas com este tipo de aeronave, mas segundo a mesma fonte, sem qualquer tipo de relação com o problema agora descrito.

O caça F-18 é uma aeronave desenhada propositadamente para operação a bordo de porta-aviões, e é por isso uma das aeronaves estruturalmente mais resistentes ao serviço das forças norte-americanas.
Preparados para pousos em porta-aviões, que pelas suas características são descritos pelos especialistas como «quedas controladas» os F-18 são submetidos a tensões e esforços mecânicos muito superiores aos de outras aeronaves.

Não se conhecem dados específicos sobre o problema, mas sabe-se que as fissuras detectadas, ocorreram em áreas onde se exerce enorme tensão mecânica, e onde esse tipo de problemas é de esperar, ainda que aparentemente não tão cedo quando o previsto.

A força aérea norte-americana possui 635 aeronaves do tipo F/A-18A/B/C/D ao serviço, sendo que as mais antigas foram modernizadas para um padrão mais recente.

Com base nos F-18 mais antigos, foi concebido um novo modelo de F-18, também conhecido como «Super Hornet», designado por F-18E/F. Esta última aeronave foi oferecida ao Brasil fazendo parte da «short list» do programa F-X/2.

Fonte: Area Militar

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1 comentários:

Italo disse...

Pois é. Essa questão do reamarmento da Força Aérea Brasileira tá cada vez mais complicada. Eu sou contra adquirir aeronaves americanas e russas, vez que esbarra no problema da transferência de tecnologia. No entanto, os franceses não são tão confiáveis assim também né (vide o que fizeram com os mísseis Exocet na Guerra das Malvinas). Pena a Embraer não ser estatal e não ter capacidade para desenvolver um caça de ponta brasileiro.