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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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sexta-feira, 3 de abril de 2009

A derradeira fase de seleção do caça que a Força Aérea Brasileira (FAB) pretende adquirir

COSME DEGENAR DRUMOND
degenar@terra.com.br
Diretor de Jornalismo da Editora de Cultura Ltda.

Nas últimas semanas de março, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) promoveu reuniões (face-to-face meeting) com a Boeing, SAAB e Dassault, nessa ordem, determinada por sorteio, para discussão do conteúdo das propostas que apresentaram originalmente em 2 de fevereiro último. Durante uma semana, cada empresa foi sabatinada, ocasião em que dúvidas foram sanadas e o aprimoramento das ofertas sugerido, inclusive com elementos novos, em logística, compensação comercial (Offset), aspectos técnico-operacionais e industriais e de transferência de tecnologia.

A fase seguinte, de visitas técnicas às três empresas, será centrada em dois objetivos: avaliação de instalações industriais, logística, oficinas de manutenção, laboratórios e esquadrões operacionais; e avaliação em vôo das aeronaves F-18 E/F, Rafale e Gripen NG. Três equipes de engenheiros e pilotos de teste cuidarão dessa fase, com cada uma seguindo para os EUA, Suécia e França. Enquanto os pilotos voam os aviões, os engenheiros verificam as competências dos fabricantes.

No F-X1 uma só equipe operou os aviões finalistas. Desta vez, contudo, o Comando da Aeronáutica inovou. Um só piloto avaliando mais de um avião pode ser traído na sua avaliação pelo gosto pessoal. Já três pilotos cumprindo esse papel, com cada um avaliando uma aeronave, o resultado é melhor. A partir de seus relatórios, a GPF-X2 quantificará, entre outros fatores, razão de subida, velocidade, operação de pouso e decolagem, qualidade de vôo e sensibilidade dos aparelhos.

No período das avaliações, as empresas complementarão suas propostas entregues originalmente em 2 de fevereiro, devolvendo-as devidamente revisadas no início de maio. Com base nos relatórios finais, serão classificadas em ordem de preferência (Best and Final Offer – BAFO).

O relatório conclusivo será submetido ao Alto-Comando da Aeronáutica. Aprovado, seguirá para o Ministério da Defesa na última semana de junho, de onde será encaminhado à Presidência da República.

A partir daí, a decisão poderá ser política, considerando-se, entretanto, o parecer técnico da Aeronáutica. O futuro caça multifunção da FAB deverá ser conhecido no início de julho próximo. A expectativa é geral.

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