Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 28 de fevereiro de 2009

FAB contrata filial francesa da Embraer para reformar jatos

Júlio Ottoboni - Colaboraram Ana Paula Machado e Ayr Aliski

São José dos Campos, 27 de Fevereiro de 2009 - O Diário Oficial da União trouxe em sua edição de 20 de fevereiro deste ano, um dia após o anúncio das demissões de 4.273 empregados pela Embraer, a publicação do extrato de dispensa de licitação, número 1/2009, no qual contrata a Embraer Aviation International, subsidiária sediada na França, para reformar 43 aeronaves AMX da Força Aérea Brasileira (FAB). O valor do negócio é de US$ 147.565,954,11.

A nova negociação não foi divulgada pela direção da Embraer nem pelo Comando da Aeronáutica. O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Luis Carlos Prates, estranhou o fato de o Diário Oficial só informar a dispensa de licitação para a contratação na sexta-feira de Carnaval, um dia após anúncio das demissões. O sindicalista também contesta o fato do negócio envolver uma subsidiaria fora do Brasil.

O processo de contratação, identificado pela numeração 017-08/SDDP, tem como função a aquisição de equipamentos para a modernização das 43 caças subsônicos fabricados pela Embraer em parceria com a Itália, denominado também como A-1. A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) aparece no contrato como anuente solidária.

Está nas mãos do brigadeiro do Ar, Dirceu Tondolo Nôro, a dispensa de licitação e a contratação direta da Embraer francesa. Nôro ocupa o cargo de subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac).

O acordo foi ratificado pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar, Juniti Saito, sob a justificativa de elevar a “capacidade operacional e de sobrevivência das aeronaves A-1, colocando-as em condições de emprego”.

O valor da negociação é de US$ 147.565,954,11 e tem amparo legal no artigo 24, IX, da Lei 8.666/1993 combinado com o artigo 1º, I, do Decreto nº 2.295, de 05 de agosto de 1997.

A presença da Embraer na Europa vem desde 1983, quando foi criada a Embraer Aviation International, uma subsidiaria situada em Paris e estabelecida para cuidar das atividades de marketing e venda, armazenamento, gestão de logística e de reparo de componentes.

Em episódios anteriores em que o caça AMX necessitou de reparos, a manutenção foi feita na sede da empresa, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O procedimento foi repetido, inclusive, em 2007, quando a FAB iniciou junto à Embraer o processo de modernização dos aparelhos.

A unidade na França foi a segunda instalação da Embraer fora do Brasil, após o estabelecimento da Embraer Aircraft Corporation (EAC), em 1979, nos Estados Unidos.

Procurados ontem pela reportagem da Gazeta Mercantil, a Embraer e o Comando da Aeronáutica não se manifestaram.

Nosso Comentário:

A União contratou a “empresa francesa” Embraer Aviation International para reformar os 43 AMX da FAB por US$ 147,5 milhões. Ponto.

A empresa brasileira Embraer demitiu 4.200 funcionários e levou este contrato da FAB para a França, para gerar serviços e manter empregos lá. Não se trata somente de aquisição de equipamentos para a modernização. É a própria modernização sendo tocada na Europa.

Por que a Embraer fez isso? Por que o governo Lula aceitou pagar por essa empreitada lá fora em um momento tão delicado de crise, com tantas demissões desta empresa aqui mesmo? Trata-se de mais uma grande mancada mútua ou haverá alguma explicação compreensível?

Este contrato precisa ser confontado pelos órgãos de direito e anulado o mais rápido possível. Estamos perdendo empregos e nosso governo sustenta os empregos em outros países pelos nossos AMX?

Passaremos todos nós este fim de semana ainda com a ressaca do Carnaval e com mais uma dor de cabeça causada pela Embraer para tratarmos. Haja remédios!

Urgente !

A 15ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, deferiu nesta sexta-feira liminar pedida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu suspendendo as 4.200 demissões na Embraer, realizadas na semana passada. A decisão vale até o dia 5 de março.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: