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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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segunda-feira, 4 de maio de 2009

Internacionalização - O voo alto da Embraer

Fonte: IstoÉ Dinheiro - edição 604 de 6 de maio de 2009, versão digital

Circula no governo um ambicioso projeto para tentar elevar a participação da Embraer no mercado internacional. Trata-se da compra da sueca Saab, responsável pelos caças Gripen, que estão na concorrência para o projeto FX-2 (sic), da Força Aérea Brasileira. O presidente da Embraer, Frederico Curado, ainda está com um pé atrás, mas já há gente do BNDES com um plano na manga para a operação. A Embraer faria uma troca de ações, assumindo o controle da empresa, sem desembolsar um centavo. Isso ficará em sigilo até que o governo defina o vencedor da concorrência do FX-2 (sic).
a Embraer e a Saab chegaram a assinar um acordo em 2002 para a manutenção na Europa, por parte desta última, de aeronaves produzidas pela empresa brasileira. Já circularam também notícias sobre uma possível entrada da Denel SAAB Aerostructures como parceira de risco no projeto do C-390, agora denominado KC-390.

Quanto ao F-X2, a nota da IstoÉ surge praticamente no mesmo dia em que a FAB publica nota oficial sobre o recebimento das ofertas revisadas dos três concorrentes. O que se pode perceber é que, quanto mais se aproxima a fase de definição do F-X2, aumentam as notícias (ou boatos, num outro ponto de vista) sobre movimentações nos bastidores, como foi o caso de notícias nos periódicos Carta Capital e O Dia tratando de uma preferência da FAB e do governo pelo Dassault Rafale, e que levaram a FAB a publicar uma resposta em nota oficial. Convidamos os leitores a opinar aqui sobre o que acharam desta última nota da IstoÉ, lembrando que, até o momento em que este post entrou no ar, não havia nenhuma manifestação a respeito nos sites da Embraer ou da Saab. Os que acompanharam a movimentação da imprensa em geral, e especialmente o posicionamento das matérias da revista IstoÉ, durante o finado F-X, podem contribuir com essa memória para a discussão.
Faor não confundir com a SAAB Automóveis, que pertence a General Motors. Estamos falando da SAAB Defence, Aviation & Space. Se o governo brasileiro decidir e o BNDES tiver até que botar a mão no bolso para valer, ninguém segurará essa empreitada histórica, nem a Embraer.

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