O céu claro e com poucas nuvens anuncia que as condições climáticas parecem favoráveis para a realização da CRUZEX. Mas essa informação não é ao acaso, porque uma equipe de cinco oficiais especializados em meteorologia vêm realizando um trabalho fundamental na avaliação das condições climáticas. “ O tempo deve ajudar em todos os sentidos, a meteorologia prevê boas condições para a realização do exercício. Tudo indica que as variações de tempo serão bastante pequenas, com dias de chuva em poucos períodos...” ressaltou o Major Carlos Matschinske, responsável pelo departamento de meteorologia da operação.
O levantamento de dados meteorológicos projeta estimativas para até três dias, com um índice de acerto superior a 90%. Um estudo detalhado sobre as estatisticas climáticas do mês de outubro, dos anos anteriores, tornou possível a montagem de uma base de dados que permitiu, inclusive, escolher a melhor época para se realizar esse exercício.
Diariamente, todas essas informações são repassadas para os comandantes envolvidos na CRUZEX, um processo importante para o planejamento de estratégias de vôo. Através de uma previsão meteorológica precisa, os pilotos podem se preparar, com antecedência, para qualquer imprevisto nas missões.
0 comentários:
Postar um comentário