A primeira coisa que chama a atenção do entrevistador é a sua aparência. Por isso, faça o máximo de esforço para não desapontá-lo logo no primeiro contato de vocês. Tente chegar uns 30 minutos antes do horário marcado, pois se estiver calor, ou você teve que andar depressa, dará tempo de lavar o rosto e tirar o suor. Vista-se de maneira discreta e formal. (veja mais dicas sobre isso na categoria “dicas” do blog) Sorria ao se apresentar ao entrevistador, não fale baixo demais, não fale alto demais e principalmente não fale demais, a ponto de não permitir os questionamentos de entrevistador.
Passado esse primeiro contato, chamado de contato visual, o próximo passo é responder objetivamente as perguntas feitas e caso você tenha alguma dúvida, independente de qual seja ela, diga: “Terei todo o prazer em responder, mas antes você pode me esclarecer uma coisa…”Seja sempre, impreterivelmente, muito educado. Neste caso, você não pecará pelo exagero. Fale pausadamente, respire fundo (caso comece a gaguejar) e sempre que couber um sorriso maroto, o faça.
O terceiro passo é se mostrar interessado pela vaga, mas sem demostrar desespero. Por mais que você esteja há 3 anos desempregado, você até pode dar essa informação, caso lhe seja perguntado, mas nunca demonstre desespero.
Pergunte sobre a remuneração, os benefícios, o horário, tudo isso mostra que você é uma pessoa que sabe o seu valor e não está ali à toa. Pense nisso, o entrevistador escolhe você, mas é preciso que você escolha a empresa, então não fique por baixo.
Não se preocupe com perguntas complexas, pare e pense antes de responder. Nessas horas parece que dá um branco na nossa mente só de ouvir uma palavra mais bonita ou mais “culta”. Muitas vezes é justamente esse o teste.
Para finalizar, se perceber que a vaga é uma “fria”, seja humilde, agradeça o entrevistador e diga que realmente não era o que você estava procurando e bola pra frente!
0 comentários:
Postar um comentário