sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Inicio »
» Esquadrão Adelphi aterrisa na CRUZEX IV
Esquadrão Adelphi aterrisa na CRUZEX IV
As cinco aeronaves AMX irão integrar a coalizão no exercício de guerra
30/10/2008
O Esquadrão Adelphi, Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, aproveitou a grande autonomia de suas aeronaves para vir sem escalas para a Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). Os aviões aterrissaram em terras natalenses na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, com suas cinco aeronaves tipo A1 Falcão, popularmente conhecidas como AMX.
O vôo direto para Natal foi tranquilo e a rota seguida foi de duas horas e quarenta minutos, sem precisar de nenhum reabastecimento. Segundo o Major Marcos Marschall, um dos pilotos do esquadrão, esta grande autonomia de vôo é um dos diferenciais desta aeronave e permite que o Esquadrão consiga voar mais longe e com maior segurança.
O A1 é um avião de ataque e reconhecimento por suas características tecnológicas, que o permite voar em baixas altitudes. Além de ter boa autonomia, pode ser reabastecido em pleno vôo. Tudo isso permite ao Adelphi alcançar pontos distantes, desviar dos sistemas de radar inimigos e alcançar seus alvos em um menor espaço de tempo. Para se ter uma idéia, a velocidade média desse avião é de 950 km/h, isso significa quase 12 vezes mais rápido do que um carro de passeio convencional e mais que o dobro da velocidade máxima de um carro de Fórmula 1.
Neste ano, o Esquadrão Adelphi comemora 20 anos. Em homenagem a esta data, um adesivo comemorativo foi aplicado nas laterais das aeronaves. Seus aviões vão atuar na CRUZEX ao lado da coalizão, ajudando o País Azul a lutar na guerra simulada. “É muito bom estar em Natal novamente. A gente aprende muita coisa com uma manobra internacional e as expectativas são as melhores possíveis. Vamos ganhar essa guerra!”, afirmou Major Marschall.
0 comentários:
Postar um comentário