sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Inicio »
» Aviões de caça começam a chegar em Natal
Aviões de caça começam a chegar em Natal
Quando se fala em guerra, imaginamos logo vários aviões de caça que voam sobre os territórios de combate realizando manobras precisas e radicais. Numa simulação não é diferente, os pilotos realizarão os mesmos procedimentos de vôo. Para a Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV), a Base Aérea de Natal (BANT) começou a receber nesta quarta-feira (29/10) os esquadrões que participarão da ação nos próximos dias.
O primeiro a chegar foi o Esquadrão Flecha, que utiliza aviões A-29, também conhecidos por Super Tucanos. Criado em 2004, o Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAv), é sediado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Depois de uma viagem que contou com escalas em Anápolis (GO) e Petrolina (PE), as quatro aeronaves foram recebidas pelo belo pôr-do-sol da cidade de Natal.
O Esquadrão Flecha é responsável pelo patrulhamento da fronteira oeste do Brasil, na divisa com o Paraguai e a Bolívia, complementando o trabalho dos esquadrões de Roraima e Rondônia. Além disso, também atua no combate a vôos ilícitos, em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Civil.
Algumas características que tornam os aviões A-29 especiais é a capacidade de carregar até 1.500 kg de armamento e, ainda, poder operar em pistas com condições precárias, tanto de dia quanto de noite. Tudo isso faz do Super Tucano a melhor aeronave turboélice disponível no mercado mundial. Não é a toa que ele é super.
Com 27 anos de idade, o tenente Fábio Matias chega à Natal para participar da CRUZEX pela primeira vez e aguarda com expectativa o ínicio da Operação. “Estamos participando da Operação para trocar experiências com os pilotos estrangeiros. A manobra vai ser muito importante pro nosso esquadrão”, diz.
0 comentários:
Postar um comentário