O Centro de Imagens Geográficas do Exército (CIGEx), subordinado à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), assinou contrato com a Arycom Comunicação Via Satélite visando o fornecimento de solução completa de comunicação a ser utilizada na produção de mapas cartográficas no Projeto Radiografia da Amazônia. O contrato, que foi anunciado ontem (28) inclui o fornecimento de doze terminais e serviços BGAN (Broadband Global Area Network, ou, Comunicação Global em Banda Larga), da inglesa Inmarsat, além de painéis solares para alimentação do sistema, permitindo sua utilização nas mais remotas áreas da região.
“A Arycom sente-se honrada de ter vencido os processos licitatórios de fornecimento da solução completa de comunicação via satélite para o CIGEx para tão nobre missão desenvolvida na Região Amazônica. Com isso, pode colaborar na proteção e desenvolvimento do patrimônio nacional do Brasil. A tecnologia dos satélites Inmarsat representa o que há de mais avançado em telecomunicações globais, o que permitirá o desempenho adequado para a missão que é realizada pelo Exército Brasileiro, seja levando comunicação a pontos remotos, gerando imagens ou levantando de dados. Estamos muito felizes em fornecer essa tecnologia ao Exército,” disse em noa Svante Hjorth, diretor-presidente da Arycom.
O BGAN está disponível para utilização no Brasil desde junho deste ano, sendo o primeiro sistema de comunicação móvel via satélite que permite a transmissão simultânea de voz e dados em banda larga, num único aparelho portátil, em âmbito global, graças à rede de satélites geoestacionários da companhia inglesa Inmarsat.
O Projeto Radiografia da Amazônia foi iniciado este ano e deve ser concluído apenas em 2015. O projeto é resultado de um acordo firmado entre a Casa Civil e as Forças Armadas, e deverá gerar cerca de 20 mil cartas topográficas da região Amazônica, especialmente de áreas onde não existem mapas na escala 1/100 mil. As imagens serão geradas por sensores aerotransportados da empresa Orbisat, de São José dos Campos (SP), e também pelos aviões R-99B, da Força Aérea Brasileira (FAB).
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Inicio »
» Exército Brasileiro adquire solução de comunicações via satélite
0 comentários:
Postar um comentário