O vice-presidente americano, Joseph Biden, recebeu hoje o apoio da República Tcheca ao novo sistema de defesa antimísseis que será instalado na Europa Central, cujas vantagens foram defendidas em comparação com a proposta impulsionada pelo ex-presidente George W. Bush, cancelada por Barack Obama.
Biden obteve em Praga o compromisso do Governo tcheco de participar no projeto do novo sistema de defesa antimísseis.
Em declarações à imprensa, depois de se reunir com o primeiro-ministro tcheco, Jan Fischer, o vice-presidente americano disse que, em novembro, uma delegação de especialistas visitará o país para desenvolver o projeto de defesa comum e que "será tratado no futuro no marco da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)".
O americano fez referência ao sistema estático de defesa antimísseis impulsionado por Bush, e assegurou que somente com o novo conceito estratégico a Otan será "capaz de enfrentar os desafios do século XXI".
Biden, que em sua viagem dos últimos dias por Polônia e Romênia defendeu as vantagens do novo modelo, mas sem determinar suas características, assegurou hoje que "se trata de encontrar a melhor arquitetura que possa defender a Europa, e não só os EUA".
O representante da Casa Branca também agradeceu aos tchecos por sua participação no Afeganistão, onde Praga aumentará sua presença de maneira qualitativa no ano que vem, e no Iraque, onde os tchecos mantêm uma equipe de reconstrução.
Sobre o novo sistema de defesa, Fischer reiterou o compromisso tcheco, "como membro da Otan, de continuar neste projeto da Aliança".
"Estamos preparados para participar da nova arquitetura", disse Fischer, que destacou outros aspectos da cooperação, não só em matéria de defesa.
O objetivo de seu país é criar "laços de cooperação em ciência, pesquisa, desenvolvimento, e não só no âmbito militar, mas também no civil", disse o primeiro-ministro tcheco.
Os dois países abordaram também assuntos de segurança energética, assim como o projeto de ampliação da usina nuclear de Temelin.
FOnte: Terra Noticias
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Inicio »
» OTAN - R.Tcheca novo sistema de defesa antimísseis
0 comentários:
Postar um comentário