Parlamentares republicanos e democratas expressaram nesta terça-feira preocupação pela visita do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, ao Brasil, no final do mês de novembro, onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Estou preocupado com os avanços diplomáticos do presidente Lula com o presidente iraniano Ahmadinejad", declarou durante uma audiência no Congresso o chefe do subcomitê sobre América Latina, o democrata Eliot Engel.
"Não me agrada quando a Venezuela amplia sua relação com o Irã, mas atribui isso ao presidente [venezuelano Hugo] Chávez e sua distorcida maneira de ver o mundo. Mas quando Brasil amplia seus laços com o Irã, fico desconcertado", acrescentou.
"No futuro, acredito que teremos de ampliar nosso diálogo com o Brasil sobre os perigos do Irã e convidar nossos amigos em Brasília a reconsiderar os vínculos com Teerã", adiantou o democrata.
Por sua vez, o líder da bancada republicana no subcomitê, Connie Mack, afirmou que "deveríamos prestar muita atenção a essa reunião entre Lula e Ahmadinejad".
Mack e o democrata Ron Klein apresentaram uma resolução pedindo que o presidente dos EUA, Barack Obama, declara a Venezuela país patrocinador do terrorismo.
Quatro países (Cuba, Sudão, Irã e Síria) fazem parte desta lista que é revisada anualmente pelo presidente.
A visita do presidente do Irã está prevista para 23 e 24 de novembro. Lula e Ahmadinejad já se reuniram em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.
"Não acho que seja necessário muita persuasão para se dar conta de que os objetivos do Irã nesta parte do mundo [continente americano] não são benignos", advertiu o chefe do subcomitê do Oriente Médio, Gary Ackerman.
"Temos somente informação incompleta sobre a natureza da presença do Irã na região", disse por sua vez o vice-presidente do Conselho das Américas, Eric Farnsworth.
O Irã ampliou o número de embaixadas na região para seis, mantém voos diretos com Caracas e seus bancos estão presentes na região, explicaram os especialistas.
De qualquer forma, os analistas também apontam que não há provas efetivas de atividades terroristas iranianas na região.
Fonte: Uol Noticias
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Inicio »
» Congressistas dos EUA manifestam preocupação com visita de Ahmadinejad ao Brasil
0 comentários:
Postar um comentário