O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta terça-feira (27) ser contrário à entrada da Venezuela no Mercosul. A questão está sendo discutida pela Comissão de Relações Exteriores da Casa e deverá ser colocada em votação na próxima quinta.
"Eu acho que a clásula democrática que nós temos no Mercosul é definitiva. O Brasil tem compromisso com ela. O atual governo da Venezuela tem tomado algumas providências que levam ao desmoronamento da democracia e são contra os princípios democráticos", disse Sarney.
Reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta terça traz um balanço dos votos da comissão, que apontaria maioria apertada a favor da entrada do país no bloco econômico. De acordo com o levantamento, serão 11 votos favoráveis e sete contrários à adesão venezuelana.
O relatório que será colocado em votação, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), é contra a entrada da Venezuela. A expectativa é que os governistas consigam rejeitar o parecer. E aprovar um voto em separado que deverá ser apresentado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a favor da entrada da Venezuela.
Nesta terça, a Comissão de Relações Exteriores ouvirá um dos principais opositores do presidente Hugo Chávez, o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Ele teria afirmado em entrevista ser favorável à adesão da Venezuela ao Mercosul.
Fonte: UOl Noticias
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Inicio »
» Sarney diz ser contrário à entrada da Venezuela no Mercosul
1 comentários:
Acho que será válido a entrada da Venezuela no Mercosul. É uma nação importante no continente e seria um ótimo parceiro comercial. O pessoal tem que entender que não é Chavez quem vai entrar e sim o país Venezuela. Ele tem espírito de ditador, mas não é. É presidente e pode não ser reeleito em 2012. Abraços.
Postar um comentário