Fonte: UOL Notícias
Já existe um primeiro consenso a respeito do projeto que poderia encerrar a crise política em Honduras, segundo anunciaram na tarde de hoje negociadores das delegações do presidente deposto, Manuel Zelaya, e do governante golpista, Roberto Micheletti.
Manuel Zelaya ainda ocupa a embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital de Honduras. Ao fundo, pode ser vista uma foto do presidente Lula
"Eu não falaria de um fim para a crise política, mas de uma saída, isso sim", disse o ex-ministro Victor Meza, após mais uma rodada de conversas entre representantes de Zelaya e Micheletti.
"Nós concordamos em um texto unificado que será discutido e analisado pelo presidente Zeleya e pelo senhor Micheletti", acrescentou o negociador do presidente deposto.
O principal avanço estaria no ponto que diz respeito à restituição de Manuel Zelaya ao cargo de presidente, do qual foi deposto em 28 de junho, acusado de violar a Constituição do país.
O documento original que estava em discussão prevê que os envolvidos na crise retornem aos cargos que ocupavam antes do golpe, mas até hoje o governo de facto permaneceu inflexível em sua posição de negar a volta de Zelaya.
O negociador Victor Meza não confirmou se o consenso de hoje significa a restituição do governante deposto e não forneceu detalhes do texto final.
"Não posso falar do conteúdo do texto porque assim descumpriria o compromisso assumido com a outra parte", explicou.
O texto agora precisa da aprovação de Zelaya e Micheletti, segundo o negociador.
OEA expressa satisfação
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, expressou "satisfação" pelos avanços de hoje nas negociações em Honduras.
"Houve avanços e isso nos dá esperança de que se produza uma solução hondurenha para uma crise hondurenha", acrescentou Insulza após ser informado sobre o consenso entre as duas delegações.
Para o secretário-geral da OEA, contudo, é cedo para anunciar solução: "Isso não está terminado até que esteja terminado".
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Inicio »
» HONDURAS - Negociadores de Zelaya e Micheletti anunciam primeiro consenso






1 comentários:
Quem sabe depois disso também Honduras seja uma país democrático? Faço votos que sim.
Postar um comentário