DO ARSENAL - Coréia do Norte tem mais de 1.000 mísseis de várias gamas. Ela já vendeu mísseis e tecnologia de mísseis no exterior, com Irã sendo um dos grandes compradores. O Norte tem mais de 800 mísseis balísticos - incluindo 600 mísseis Scud de vários tipos e 200 mísseis Rodong. A resolução da ONU que proíbe o lançamento de mísseis balísticos.
CURTO ALCANCE - Coréia do Norte não tem centenas de mísseis balísticos com um alcance de 150 km (95 milhas) ou menos. Estes incluem mísseis terra-ar e superfície de mísseis terra-navio. Não existem acordos internacionais que impedi-la de teste de lançamento desses mísseis.
SCUD TYPE - Estes incluem o Hwasong-5, com um alcance de cerca de 300 quilômetros, eo Hwasong-6, com um alcance de cerca de 500 km. É o primeiro teste, disparou um míssil Scud-B tipo, em abril de 1984. O Norte tem vindo a melhorar a capacidade da sua Scuds para transportar ogivas mais pesado.
Rodong TIPO - O Rodong, teste primeiro-fogo em 1993 e implantado operacionalmente, em 1998, tem um alcance estimado de 1.000 a 1.400 km. Ele pode bater a Coréia do Sul ea maior parte do Japão.
IRBM - Coréia do Norte recentemente implantou um novo tipo de míssil balístico de médio porte que possa viajar cerca de 3.000 km (1.865 milhas). O intervalo não identificado intermédio de mísseis balísticos (IRBM) tem um alcance que põe E.U. bases militares em Guam em risco.
Taepodong TIPO - O Taepodong-1 é um míssil multiestágio, com alcance estimado de 2.000 a 2.500 km. Ele usa combustível líquido e foi disparado sobre o Japão em 1998.
O Taepodong-2 foi o primeiro teste-lançado em julho de 2006 e voou por cerca de 40 segundos antes de explodir. É um míssil multiestágio, com uma gama possível de 6.700 km. Outra versão foi lançada em abril e voou cerca de 3.000 km antes de espirrar para o mar. Analistas disseram que o teste mostrou o Norte tinha alargado o alcance de seus mísseis, mas ainda estava a anos de distância de um edifício que poderia atingir os Estados Unidos com uma ogiva.
O Taepodong-X é um míssil de combustível sólido em desenvolvimento com um alcance estimado de 2.500 a 4.000 km.
Coréia do Norte não tem um míssil operacional que pode bater os Estados Unidos continentais.
PRECISÃO E CARGA - A maioria dos analistas concorda Coréia do Norte é de algum tempo longe da construção de uma ogiva nuclear pequeno o suficiente para caber em um míssil. A precisão de meados de mísseis de longo alcance também é suspeito.
(Fontes: Centro de Estudos de Não-Proliferação, Ministério da Defesa sul-coreano, Rand)
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Inicio »
» SAIBA MAIS: arsenal de mísseis da Coréia do Norte
0 comentários:
Postar um comentário