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Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Exército trabalha no projeto de um novo blindado




O Exército Brasileiro (EB) trabalha no projeto de um novo veículo blindado que deverá substituir os veículos blindados Cascavel e Urutu, hoje utilizados, mas já considerados tecnologicamente obsoletos. O novo veículo, ainda sem um nome definitivo, deverá substituir os antigos, em operação a mais de 30 anos, a partir de 2011.

Os atuais veículos blindados em uso no EB foram produzidos na década de 1970 pela ENGESA, fabrica localizada em São José dos Campos, SP, que já encerrou as suas atividades, tendo exportado os seus produtos para cerca de 20 países. Uma maquete em tamanho real, feita em aço, do novo blindado foi apresentada na "LAAD 2009" (Latin América Aero & Defense), feira bienal de aeronáutica, espaço e defesa, que aconteceu no Rio de Janeiro entre 14 e 17 de abril passado, pelo EB através do seu Centro Tecnológico (CTEx), e a Iveco, subsidiária da Fiat, instalada na cidade de Sete Lagoas (MG).

O novo blindado conhecido hoje apenas como "Viatura Blindada de Transporte de Pessoal" (VBTP), foi projetado para ter 6,9 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2,34 metros de altura. Poderá transportar 11 militares, sendo três tripulantes, e carregar um canhão ou uma metralhadora, de acordo com a logística a ser adotada em uma missão. O blindado pode também ser aerotransportado.

As dimensões do VBTP são semelhantes ao do blindado Urutu, que possui 6,9 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e 2,12 metros de altura, transporta 14 militares, pesa 13 toneladas e desloca-se a uma velocidade de até 100 km/h em terra. Nos fóruns de discussão de temas de defesa o VBTP vem sendo chamado, informalmente, ’Urutu III’.

O VBTP foi concebido para atual em teatros de operações variados, incluindo terrenos íngremes e locais de difícil acesso e manobra. O índice previsto de nacionalização tecnológica do projeto é de cerca de 60%, característica que deverá facilitar a manutenção e reparação das peças dos veículos produzidos. O primeiro protótipo do VBTP deverá ficar pronto até o final desse ano. Em 2010, o protótipo deverá ser testado no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Campo de Provas de Marambaia (RJ).

Em 2011, será produzido o primeiro lote de 16 VBTP. Não existe ainda uma previsão do tamanho total da frota a ser adquirida pelo EB. O projeto desenvolvido pelo CTEx prevê a possibilidade de ser criada uma família de até 11 modelos diferentes do VBTP para múltiplo emprego, como por exemplo, veículos de combate e patrulha, veículos de reconhecimento e comunicação, ou veículos para transporte médico-hospitalar. Alguns dos modelos do VBTP poderão ser de interesse também das Polícias Militares (PM).

O custo estimado de cada uma unidade VBTP com sua configuração básica é de cerca de US $ 1,5 milhão. O seu custo baixo e a sua moderna tecnologia já tornam o VBTP um potencial produto de exportação para outros países latinos americanos, como foram no passado os produtos da ENGESA. O projeto do VBTP destinado a desenvolver veículos terrestres é contemplado perfeitamente nas diretrizes específicas da Estratégia Nacional de Defesa (EsNaDe) voltadas para o Exército Brasileiro (§6); como também nas suas diretrizes gerais, quando trata da capacidade de atingir a "mobilidade estratégica", entendida como "a aptidão para se chegar rapidamente a teatro de operações"
Fonte http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=11162

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