quinta-feira, 13 de maio de 2010
Inicio »
» Marinha do Brasil chega a Mar Del Plata para 51ª edição da UNITAS
Marinha do Brasil chega a Mar Del Plata para 51ª edição da UNITAS
Treinamento reunirá marinhas de diversos países do Atlântico
A Marinha do Brasil chega nesta quinta-feira (13 de maio) a Mar Del Plata para a 51ª edição do exercício UNITAS (UNITAS LI), que acontece entre os dias 13 a 27 no litoral argentino e envolve mais de 3.000 militares, dos quais aproximadamente 320 brasileiros. A Marinha participa com o Grupo-Tarefa (GT) composto pela F-42 Fragata Constituição, S-34 Submarino Tikuna e um helicóptero de ataque AH-11A Super Lynx, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Ataque (EsdqHA-1) para apoiar operações de salvamento de vidas no mar, vigilância e ataque.
A UNITAS é uma das mais antigas operações multinacionais do mundo e tem como principais objetivos: incrementar a interoperabilidade entre as marinhas, contribuir para a manutenção das boas relações diplomáticas existentes e estreitar os laços de confiança mútua, constituindo assim um dos marcos da solidariedade hemisférica do continente. Este ano participam navios, submarinos e aeronaves da Argentina, Brasil, Estados Unidos e México.
Na primeira na fase, na Base Naval de Mar Del Plata (18 a 23 de maio), ocorrerão reuniões preparatórias para os exercícios militares, uma coletiva de imprensa (na manhã de 14 de maio), intercâmbio de oficiais, e eventos esportivos para as tripulações. O exercício seguirá então para a fase de mar, na qual estão previstos adestramentos com mísseis, canhões, aviões controlados remotamente e simulações de combate a navios, aeronaves e submarinos. Na segunda fase de porto (24 a 27 de maio), em Buenos Aires estão previstas reuniões de análise de desempenho, cerimônia de encerramento, nova coletiva com a imprensa (26 de maio), e a comemoração da data Nacional Argentina.
Visitação pública gratuita
A Fragata Constituição estará aberta à visitação pública gratuita nos dias 14 (13:00 às 18:30h) e 16 (09:00 às 18:30h). Os visitantes poderão assistir ao “Cerimonial à Bandeira” que ocorrerá no final da tarde, será comentado em espanhol, e terá a execução do Hino Nacional brasileiro.
Comandantes
As unidades navais brasileiras são comandadas pelo Contra-Almirante Edlander Santos, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, e suspenderam do porto do Rio de Janeiro no dia 05 de maio, realizaram uma atracação no porto brasileiro de Rio Grande (RS), e na Argentina visitarão os portos de Mar Del Plata e Buenos Aires.
A Fragata Constituição, Navio-Capitânia do GT brasileiro, é comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcos Borges Sertã e permanecerá atracada no porto de Mar Del Plata de 13 a 18 de maio. Possui 129 m de comprimento e conta com uma tripulação de 258 militares. O navio possui modernos radares, canhões, mísseis antiaéreos e anti-superfície, torpedos para emprego contra submarinos e um helicóptero AH-11A Super Lynx, para auxiliar em operações de salvamento de vidas no mar, vigilância marítima e ataque. A Fragata Constituição ficou conhecida por participar das operações de busca do airbus da Air France que caiu no mar em 31 de maio do ano passado, voo AF-447.
FONTE: Marinha do Brasil
0 comentários:
Postar um comentário