Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ahmadinejad diz apoiar plano do Brasil mediar impasse nuclear




Ahmadinejad diz apoiar plano do Brasil mediar impasse nuclear
Acordo sugerido pela AIEA prevê troca de urânio enriquecido do Irã com o exterior

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, aprovou um plano brasileiro para encerrar o impasse entre o país e a Organização das Nações Unidas (ONU) em torno da troca de combustível nuclear. A informação foi divulgada hoje pelo site do presidente iraniano. Teerã diz que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos, mas os Estados Unidos e outras nações temem que o país busque secretamente uma bomba.

As potências mundiais e o Irã mantêm há meses divergências sobre o acordo, que busca garantir combustível nuclear para um reator de pesquisas em Teerã. Em troca, os iranianos enviariam urânio pouco enriquecido ao exterior. Com isso, aumentaria o controle internacional, diminuindo a chance de um programa nuclear com fins secretos, como a produção de armas nucleares.

As negociações por um acordo estavam paralisadas após o Irã insistir que os materiais deveriam ser trocados simultaneamente, dentro de suas fronteiras. As potências rejeitam essa condição. Antes de insistir na condição de que o combustível fosse trocado no Irã, Teerã afirmou que poderia considerar trocar o combustível no Japão, no Brasil, na Turquia ou na iraniana ilha Kish.

Em abril, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse durante visita a Teerã que o País iria "examinar" se poderia ocorrer no território brasileiro a troca de combustível, caso isso fosse pedido pelo Irã. Porém, no fim do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou que o Brasil possa ser depositário do urânio. Segundo Lula, essa tarefa deve estar a cargo de países mais próximos do Irã.

Discussão com Chávez

Segundo o site president.ir, Ahmadinejad discutiu ontem a proposta brasileira em um telefonema com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. "O principal tema nas conversas entre Ahmadinejad e Chávez foi a proposta do presidente do Brasil sobre a proposta de troca de combustível, e Ahmadinejad declarou sua aprovação a essa proposta". O site não fornece detalhes sobre quais seriam os pontos contidos no plano brasileiro.

O impasse sobre a questão levou Washington a pressionar por uma quarta rodada de sanções ao Irã no Conselho de Segurança (CS) da ONU. O Brasil é um membro temporário do CS, que tem 15 países, sendo cinco deles permanentes e com direito de veto (China, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e Rússia). O governo brasileiro tem defendido mais negociações com o Irã antes de ser adotada qualquer sanção. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: