segunda-feira, 3 de maio de 2010
Inicio »
» Irã anuncia novo sistema de defesa contra mísseis
Irã anuncia novo sistema de defesa contra mísseis
No último desfile comemorativo ao Aniversário da Revolução islâmica mas desta vez sem fazer alarde, o Irã mostrou vários equipamentos e o que chamou muita atenção foi o desfile de mísseis em tubo em configuração muito similar ao sistema S-300 russo. O Sistema encomendado de Moscou em 2007 segundo fontes oficiais jamais foi entregue. O sistema Russo é capaz de abater aviões, mísseis de cruzeiro e míssil balísticos com ogivas nucleares a uma distância de 145 quilômetros e a uma altitude de 90 mil pés. O que chamou a atenção quanto a este sistema iraniano similar ao S-300 é que foi mostrado sem se fazer acompanhar do sistema de radar e comando, tendo sido demonstrado apenas os mísseis Há algum tempo o Irã disse que desenvolveria seu próprio sistema similar ao russo.
Já especulamos AQUI que o sistema S-300 PMU1 (versão chinesa é denominada “HQ-10/15″) é fabricado sob licença pela China e que esta pode ser fornecida ao Irã. Vale salientar que os sistemas de radares (só o radar!) em 3D Chineses (que integram o sistema “HQ-10/15″ - O JYL-1) já foi vendido a Venezuela (lembra o caso daquele Viking americano que invadiu o espaço aéreo da Venezuela? foi detectado pelo sistema JYL-1 chinês) e ao Irã que pode ter desenvolvido suas versões do míssil (isso eles tem tecnologia - veja o sistema shahab 3 ) e integrado ao radar Chinês JYL-1. Outra opção seria eles terem comprado as baterias ou comprado as baterias “HQ-10/15″ na surdina. Pelas fotos, percebe-se as semelhanças entre o shahab 3 e o S-300.
Irã anuncia novo sistema de defesa contra mísseis
O Irã, cujo conflito em torno de seu programa nuclear com o Ocidente levanta a possibilidade de um conflito regional, desenvolveu um sistema de defesa contra mísseis de curto alcance para combater mísseis de cruzeiro, disse o ministro da Defesa do país neste domingo.
"Um novo sistema de defesa anti-cruzeiro de curto alcance com a capacidade de disparar 4 mil rodadas de projéteis por minuto foi produzido no Ministério da Defesa e em breve será inaugurado", disse Ahmad Vahidi, segundo a agência de notícias semi-oficial Fars.
"Estamos nas fases de desenvolvimento e produção de vários sistemas de defesa nas categorias de curto, médio e longo alcance", acrescentou.
Mísseis de cruzeiro são mísseis guiados que operam num nível baixo para evitar a detecção de radar. Eles podem voar em velocidades supersônicas e levar tanto ogivas convencionais como nucleares.
O governo dos Estados Unidos disse no mês passado que o Irã e a Coreia do Norte foram excluídas dos novos limites para o uso de armas atômicas norte-americanas, o que Teerã interpretou como uma ameaça de um adversário de longa data.
Fonte: O Globo - Reportagem de Ramin Mostafavi
0 comentários:
Postar um comentário