terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Inicio »
» Roll out do primeiro P-3AM da FAB
Roll out do primeiro P-3AM da FAB
Na última quarta-feira, 17 de dezembro, aconteceu nas intalações da Airbus Military em Getafa, Madri, o roll out do primeiro P-3AM Orion da Força Aérea Brasileira, segundo informações da publicação espanhola Defensa.com.
Este é um dos nove P-3A Orion da FAB em modernização pela EADS CASA. Ao todo a FAB adquiriu 12 aeronaves, das quais três servirão como fonte de peças sobressalentes. As aeronaves em modernização estão recebendo novos equipamentos como sensores de alta tecnologia, a sua plena integração com o sistema de controle tático FITS. O novo painel da cabine é da Thales Avionics, compatível com o do CASA C-295 (C-105A Amazonas). O avião recebeu instrumentos de comunicação, navegação e de controle motor, piloto automático digital, um sistema HACLCS (Harpoon Aircraft Command and Launch Control System) para disparar mísseis Harpoon, remodelação exterior e interior, um novo Centro de Apoio de Missão e um treinador tático para a tripulação.
O FITS integra os sensores de missão e apresenta uma nova interface com os sistemas de navegação, aumentando assim o desempenho operacional. Seus consoles operacionais são universais e reconfiguráveis por software. O sistema conta com uma interface homem-máquina intuitiva, flexível e arquitetura de sistema aberto qua faz uso de Equipamentos Comerciais (COTS) que lhe permite liderar o mercado para este tipo de aeronave.
Sucesso de vendas internacionais e uma das principais aeronaves de patrulha de todos os tempos, o P-3 Orion é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II. Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra. Atualmente 17 países utilizam versões diferentes da aeronave. Os P-3 da Força Aérea Brasileira serão utilizados principalmente em missões de patrulha marítima, para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, controle de fronteiras e em missões de busca e salvamento. A entrega da primeira aeronave modernizada deve ocorrer em 2009.
0 comentários:
Postar um comentário