Moscou, 1 nov (EFE).- Um míssil balístico intercontinental foi lançado hoje com sucesso pelo submarino atômico russo "Briansk" a partir da posição submersa no mar de Barents, no Oceano Glacial Ártico, informou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.
As ogivas de combate do foguete, cujas características não foram precisadas, alcançaram o polígono aonde deviam chegar "no tempo previsto", afirma o comunicado.
A anterior menção de um lançamento do submarino "Briansk' aconteceu em meados de julho, quando, em conjunto com o submarino "Yekaterinburg", disparou um foguete RSM-54 Sineva a partir do Pólo Norte.
Há um mês, os submarinos nucleares russos "Svyatoy Georgiy Pobedonosets" e "Riazan" lançaram com sucesso da superfície do mar de Ojotsk foguetes balísticos RSM-50, que fizeram alvo no polígono de Chizha.
Os mísseis RSM-50, que começaram a entrar em serviço em 1979, são a principal arma dos submarinos russos do tipo "667 BDR Kalmar".
Em 2007, entraram em serviço os foguetes RSM-54 Sineva, com os quais são armados os submarinos do tipo "667 BDRM Delfin".
Fonte: Folha On Line
domingo, 1 de novembro de 2009
Inicio »
» Submarino russo lança míssil balístico intercontinental
1 comentários:
Este tipo de exercício mostra que a Rússia tem toda capacidade de furar qualquer sistema de defesa existente no momento.
O "Briansk" é um submarino nuclear, SSBN do projeto 667BDRM, Classe Delta IV. Foram construídos 7 submarinos desta classe entre 1985 a 1992. Acredita-se que hoje a marinha russa opere somente 3 navios destes, sendo o K-117 Briansk, K-114 Tula e K-18 Karelia.
Estes submarinos serão todos substituídos pelo novíssimo submarino da Classe Borei do projeto 955.
Até.
Postar um comentário