da Folha Online
O governo do Brasil apoiará a logística na operação de libertação de seis reféns em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), informa a imprensa de Bogotá.
"O governo do Brasil serviria de suporte em aspectos como a habilitação das aeronaves necessárias para resgatar o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado do Valle Sigifredo López, assim como três policiais e um soldado que seriam liberados", afirma o jornal "El Tiempo".
O site do "El Tiempo" destaca que agora a discussão é saber se é conveniente usar equipamentos da Força Aérea do Brasil ou se é melhor contratar aeronaves civis.
Na quarta-feira (21), a senadora Piedad Córdoba --a quem as Farc entregarão os reféns-- afirmou que o país sul-americano que ajudará na logística das libertações já estava definido. Ela descartou Equador e Venezuela da lista, mas não confirmou a ajuda brasileira.
No dia 21 de dezembro do ano passado, as Farc anunciaram a libertação unilateral dos políticos Alan Jara e Sigifredo López, de três policiais e um militar que integram o grupo de 28 sequestrados que a guerrilha pretende trocar por 500 militantes presos.
No início de janeiro, os rebeldes exigiram a presença de um avalista internacional na comitiva que receberia os reféns.
O presidente, Alvaro Uribe, chegou a pedir ao Vaticano que nomeasse um delegado, mas Córdoba lembrou que as Farc já vetaram no passado a participação da Igreja Católica nas negociações de paz.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Inicio »
» Brasil fornece logística para libertação de reféns na Colômbia
0 comentários:
Postar um comentário