Muitas pessoas, especialmente no meio acadêmico, acreditam que Deus não existe. Uma das principais justificativas para essa crença é que, por acreditar em Deus, o ser humano estaria deixando de desenvolver todo o seu potencial, ou estaria se omitindo de agir em prol da humanidade, delegando essa responsabilidade a Deus.
Mas, como saber se Deus existe mesmo? A religião aprisiona, liberta, ou o quê? Algum dia humanidade alcançará a paz? Qual é o sentido da vida? Algum dia eu serei completamente feliz? Essas são algumas questões que em algum momento deveremos responder, pelo menos para nós mesmos. E é por causa delas que o NVC existe, para que juntos estejamos procurando as respostas para os dilemas da humanidade, para os nossos próprios dilemas. Para isso, adotamos como nosso referencial os ensinamentos de Jesus, nosso líder espiritual. Jesus disse que veio ao mundo para nos dar a vida¹, e que a vida eterna consiste em conhecer a Deus². De acordo com os ensinamentos de Jesus, ninguém acredita tanto no nosso potencial como Deus. Ninguém é capaz de conhecer todos os nossos erros como Ele e continuar nos amando incondicionalmente. Ninguém está mais interessado na nossa felicidade do que Ele. Ninguém é tão digno quanto Ele de que toda a natureza e nós, com ela, o louvemos.
“A religião aprisiona, liberta, ou o quê?”
Ao nos delegar a capacidade de gerir a própria vida, e de optar por quais influências seremos submetidos, Deus confiou que nós somos amplamente capazes de fazer escolhas e de gerenciar nosso tempo e o mundo em que vivemos, da melhor maneira possível. Mesmo sendo Senhor de todas as coisas, Ele nos elevou ao mais alto grau de autonomia, permitindo que nós pudéssemos, inclusive, negá-lo e rejeitar Sua atuação em nós.
Restituir a comunhão com Deus é o caminho apontado por Jesus para que possamos responder aos nossos dilemas e encontrar paz³. Sendo assim, conhecê-Lo cada dia mais é o principal objetivo dos integrantes do NVC. A partir disso, desenvolvemos outras ações, visando promover a comunhão saudável com nossos semelhantes.
“Restituir a comunhão com Deus é o caminho apontado por Jesus para que possamos responder aos nossos dilemas e encontrar paz”
Se você acredita que a vida é muito mais do que os olhos podem ver, e que a nossa sede por algo mais pode ser saciada, embarque conosco nessa busca do conhecimento, o conhecimento de Deus. E você verá que, com Ele, a teoria do amor se transforma em prática. Jesus é a prova disso. Nós somos a prova de que é possível conciliar: justiça e misericórdia, razão e sentimento, temporalidade e eternidade. Em Jesus, temos encontrado a paz que excede todo o entendimento.
Isso não é privilégio só nosso, mas está disponível a todos que com a sua razão aceitam seus ensinamentos, e em seu coração acreditam que Jesus é, além de profeta, mestre e sacerdote, o nosso maravilhoso Salvador...
“... eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Evangelho segundo João, capítulo 10, verso 10, Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional).
² “Esta é vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Evangelho segundo João, capítulo 17, verso 3, Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional).
³ “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (Evangelho segundo João, capítulo 14,verso 27, Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional).
0 comentários:
Postar um comentário