segunda-feira, 14 de junho de 2010
Inicio »
» Setenta anos depois, sobreviventes refazem viagem a Auschwitz
Setenta anos depois, sobreviventes refazem viagem a Auschwitz
Sobreviventes chegam a Auschwitz para lembrar os 70 anos do primeiro transporte de presos ao local
Sobreviventes de Auschwitz chegam à antiga prisão para lembrar os 70 anos do primeiro transporte de prisioneiros ao local Foto: EFE
Sobreviventes chegam a Auschwitz para lembrar os 70 anos do primeiro transporte de presos ao local
Foto: EFE
Sobreviventes que estavam no primeiro trem enviado ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, prestaram homenagem às vítimas do Holocausto nesta segunda-feira, 70 anos depois da viagem. O grupo refez o percurso de Tarnow a Oswiecim.
Antes de embarcar, os sobreviventes participaram de uma cerimônia em que foi inaugurado um monumento com os nomes dos 728 prisioneiros enviados de Tarnow para o campo de concentração nazista no dia 14 de junho de 1970. "Naquele dia, foi aberto o capítulo mais negro da história da humanidade", disse o bispo Tadeusz Rakoczy, assim que o trem chegou ao seu destino.
Ao todo, 1,1 milhão de pessoas morreram em Auschwitz-Birkenau durante a Segunda Guerra Mundial, segundo dados do memorial do campo de concentração. O local é um símbolo da resistência ao Holocausto.
Desfile em Paris
Também no dia 14 de junho de 1940, as tropas alemãs entraram na capital francesa e desfilaram na Champs-Élysées. A cidade já havia sido abandonada por grande parte dos moradores e, inclusive, pelo governo, que partiu para Tours enquanto os nazistas marchavam para Paris.
FONTE: TERRA
0 comentários:
Postar um comentário