quinta-feira, 3 de junho de 2010
Inicio »
» Navios dos EUA participarão de exercício militar na Coreia dos Sul
Navios dos EUA participarão de exercício militar na Coreia dos Sul
Dez barcos de guerra americanos, incluindo um porta-aviões, participarão na próxima semana junto com a marinha sul-coreana de um exercício militar anti-submarino, dentro de um contexto tenso com a Coreia do Norte, acusada de torpedear um navio da sua vizinha do sul, de acordo com informações da agência de notícias AFP.
O porta-aviões "USS George Washington" partirá no sábado do porto de Yokosuka, sua base japonesa, rumo ao mar Amarelo, onde chegará no começo da próxima semana, afirmou a agência de notícias Yonhap. Um porta-voz das forças armadas americanas na Coreia do Sul não quis fazer comentários.
As manobras conjuntas estavam programadas inicialmente para o princípio de julho, mas foram adiantadas em um mês para "enviar um forte sinal", disse uma fonte. Segundo a Yonhap, o porta-aviões conduzirá uma frota de dez embarcações americanas, com um destruidor Aegis e submarinos de propulsão nuclear.
A Coreia do Sul levou a cabo esta semana manobras militares nas quais participaram milhares de soldados sul-coreanos apoiados por helicópteros de combate.
Esta nova demonstração de força que simula um ataque norte-coreano se realizou em um rio do cantão setentrional de Hwacheon, situado logo ao sul da fronteira com a Coreia do Norte, segundo o exército sul-coreano.
Se trata das primeiras manobras desde o ataque, em 26 de março, de um navio atribuído ao regime de Pyongyang. Segundo as conclusões de uma investigação internacional, "Cheonan", um navio de 1.200 toneladas, naufragou após ser torpedeada por um submarino norte-coreano, provocando a morte de 46 marinheiros sul-coreanos.
Pyongyang desmentiu estar envolvida neste incidente, um dos mais graves desde o armistício da guerra da Coreia em 1953. A Coreia do Sul anunciou represálias contra o norte, que prometeu responder desatando "uma guerra generalizada" em caso de novas sanções.
0 comentários:
Postar um comentário