Em momento algum, acreditei nessa estória que nosso governo contou em 1ª de outubro de 2008, quando anunciou a short list, desclassificando sumariamente o caça russo e dizendo que o Su-35 não trazia transferência de tecnologia, entre outras aberrações.
Ora, os russos sempre estiveram na ponta nesse quesito desde o FX original. A prova está aí nos futuros foguetes VLS brasileiros. A única transferência de tecnologia que veremos dos americanos, só se for como sabotar “um programa espacial brasileiro”.
Já os franceses e suecos são muito fracos nessa disputa de cachorro grande. A guerra aqui parece ser mesmo entre Rússia e EUA, envolvendo grandes contratos de 4ª e 5ª Gerações de caças.
Interessante nessa surpreendente reviravolta é a ascensão do Obama. Parece que Bush havia prometido algo que não foi confirmado agora. Ou algum auxiliar de Obama ofereceu esse algo e foi agora desmentido… mas o certo é que nesse momento os americanos caíram fora ou foram jogados n’água pelos russos. Ponto para os russos.
Há quem esteja entendendo que essa mudança radical é só para fazer pressão nos três concorrentes, a fim de aumentar seus offsets, e ainda reduzir o preço dos caças.
Afinal, o mundo está em crise e a recessão deverá ser bem forte. O Brasil ganha tempo e provoca uma corrida maior. Vamos pechinchar, pois na grande feira mundial é hora da xepa (*).
Mais intrigante ainda foi o “esquema” de divulgação. Jobim contou a novidade no meio de uma entrevista de rádio não muito significativa e logo depois viajou para Antártida, onde refugiou-se de braços dados com o comandante Saito da FAB, distantes de qualquer assédio da imprensa. O mundo pega fogo e eles estão absolutamente no gelo. E onde estará o Mangabeira?
Muitos brasileiros se sentiram arrasados com essa atitude nada convencional, mas temos que entender que todos os lados estão jogando em um tabuleiro muito difícil, tenso e mesmo voraz. Os russos e os americanos estão mais pobres agora na crise, enquanto o Brasil parece estar mais arrumado. Todos querem nos vender e nos acompanhar.
Movimentos como esse tendem a desarrumar as peças, e certos balanços podem melhorar nossa condição de barganha. Somos os compradores, e todo bom vendedor sabe de cor que o cliente sempre tem razão. Vamos ter muita calma nessa hora e jogar para ganhar. Vamos fazer a xepa de cabeça fria!
(*) Obs : hora da xepa remete às frutas, legumes e verduras que não foram vendidos na feira livre pela manhã e que os feirantes vendem com grande desconto à tarde.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Inicio »
» Sukhoi Su-35BM Volta ao FX-2 – É Hora da Xepa
1 comentários:
O Sukhoi Su-35BM foi desclassificado do F-X2 pelos então senhores: Dilma Rousseff (ministra da Casa Civil do Lula); Marco Aurélio Garcia (assessor para assuntos internacionais do Lula), e; Luiz Dulci (assessor do Lula). Motivo: medo de retaliações políticas na Onu e aumento da desconfiança militar americana, o que também ocorre quando o Brasil intenta comprar mísseis antiaéreos. Só.
Postar um comentário