O satélite da companhia Iridium foi atingido por um satélite russo fora de uso
A companhia Iridium Satellite LLC confirmou hoje que um dos seus satélites foi destruído na terça-feira em uma colisão sem precedentes com um satélite russo fora de serviço e que poderia gerar dificuldades no serviço.
Conforme um alerta emitido pela NASA hoje (quarta-feira), o satélite russo Cosmos 2251 atingiu o satélite Iridium às 04:55 GMT, sobre a Sibéria, a uma altitude de 490 milhas (790 km). O incidente foi observado pelo U.S. Defense Department's Space Surveillance Network, o qual após confirmou que havia duas grandes áreas de destroços.
É a primeira vez que isso acontece, um satélite atingir outro no espaço," afirmou Nicholas Johnson, cientista chefe da NASA, junto ao Orbital Debris Program Office, no Johnson Space Center, em Houston (Texas). "Foi um mau dia para os dois."
A colisão aparenta ser a pior na geração de destroços desde a destruição intencional pela China de um velho satélite em 2007. O evento de 2007 gerou cerca de 2.500 peças de destroços na órbita terrestre, mas é necessário mais tempo para conseguir definir exatamente o resultado da colisão de terça-feira.
"Estamos rastreando mais de 500 peças de destroços que colocam um risco adicional aos demais satélites," afirmou o Tenente Charlie Drey, da US Navy , porta-voz do U.S. Strategic Command que supervisiona o U.S. Space Surveillance Network.
Em uma declaração preparada a empresa Iridium caracterizou o acidente como um “evento de baixa probabilidade" e afirmou que estava trabalhando para minimizar possíveis danos aos serviços. A Iridium, que opera uma constelação de 66 satélites que operam em Órbita Baixa (low Earth orbiting – LEO), que provêem serviços de telefonia e comunicação de dados de forma global. A empresa espera ter uma solução da rede para sexta-feira.
"Em um prazo de 30 dias, a Iridium espera reposicionar um dos satélites da constelação que esteje disponível para substituir o satélite perdido," detalha a declaração.
O satélite Iridium 33 (560kg) envolvido na colisão foi lançado em 1997; o satélite russo foi lançado em 1993 (900 kg) e estava presumidamente fora de serviço. Ele não tinha um sistema que lhe permitisse manobras no espaço, afirmou a NASA.
Cada satélite Iridium faz uma órbita polar a cada 100 minuto e voam a uma velocidade de 27.088 km/h.
0 comentários:
Postar um comentário