segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Inicio »
» Saiba o que você poderá assistir em alta definição com a estréia da TV digital aberta
Saiba o que você poderá assistir em alta definição com a estréia da TV digital aberta
Neste domingo, dia 2 de dezembro, em solenidade organizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV digital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apertará o botão que dará início às primeiras transmissões digitais terrestres da TV aberta brasileira. Mas a maioria dos espectadores da Grande São Paulo, primeira região que receberá o sinal, não perceberá nenhuma diferença na tela da TV.
Além da necessidade de um conversor para captar o sinal digital, a maior parte da programação dos canais continua sendo produzida em definição standard, que, para quem tiver um conversor, terá qualidade igual à de DVD. Os canais, no entanto, já oferecem um aperitivo do que será a era da TV em alta definição. era da interatividade e da multiprogramação, no entanto, ainda está em ainda está em compasso de espera, já que o software que permite a utlização destes novos recursos digitais ainda está em desenvolvimento.
No domingo, após os 12 minutos da transmissão da cerimônia de inauguração do novo sistema, em cadeia nacional, que se inicia às 20h30, o espectador poderá assistir na Globo à série "Mundos Invisíveis", quadro do "Fantástico" produzido em full HD e comandado pelo físico Marcelo Gleiser.
A série trata da evolução conquistas tecnológicas desde a época da Grécia Antiga e, coincidentemente, o primeiro episódio começa no Japão-país de onde foi importado o novo sistema brasileiro. Também em alta definição, vai ao ar o filme "Piratas do Caribes - A Maldição da Pérola Negra", após o "Fantástico". Os filmes, aliás, serão a grande porta de entrada da tecnologia no canal, com a exibição das faixas "Domingo Maior", "Tela Quente" e "Cinema Especial".
Dentre os programas realizados pelo próprio canal, de imediato, somente as novelas "Duas Caras" e o "Globo Repórter" serão produzidos em alta definição. Segundo Carlos Fini, gerente de tecnologia e manutenção da Globo, "a tendência é que cada vez mais programas da TV Globo sejam produzidos com a nova tecnologia, mas não há prazo determinado para que isso ocorra".
0 comentários:
Postar um comentário