Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Entra em vigor na França lei que proíbe cigarro em locais públicos

Agora é proibido fumar em empresas, escolas e repartições públicas. Cafés e restaurantes terão um prazo adicional de 11 meses para adotar a medida.

PARIS - A proibição de fumar em empresas, escolas e repartições públicas entrou em vigor nesta quinta-feira (1) na França. Esta é a primeira etapa para o veto total nos locais públicos, que chegará em alguns meses a bares e restaurantes. Agora fica proibido fumar em centros educacionais, lojas, estações de trem, aeroportos, empresas, ginásios e estádios esportivos, salas de espetáculo ou qualquer transporte coletivo na França. Os cafés, restaurantes, cassinos e discotecas terão um prazo adicional de 11 meses, ou seja, até janeiro de 2008.

Fumantes que descumprirem a lei podem ser multados em 65 euros. A multa chega a 135 euros para administradores de locais públicos que ingnorarem a nova medida. O ministro da Saúde, Xavier Bertrand, se declarou confiante de que os diretores de empresas, escolas e hospitais farão com que a norma, introduzida por decreto, seja respeitada. Na Europa, a Irlanda foi o primeiro país a vetar totalmente o tabaco em locais públicos, em 29 de março de 2004. O exemplo foi seguido, em maior ou menor medida, por Noruega (que não é membro da União Européia), Espanha, Itália, Malta, Suécia, Escócia, Letônia e Lituânia. Na França, o cigarro é a principal causa da chamada mortalidade evitável. No total, 66 mil fumantes morrem anualmente no país, além de 5 mil fumantes passivos, segundo o ministério da Saúde.

Os fumantes franceses bem que chiaram, mas acabaram se conformando e aceitando a proibição do fumo em prédios públicos. "Na verdade não é tão ruim", disse Corine Voinier, uma parisiense que fumava na frente do prédio em que trabalha, nesta quinta-feira. "É uma oportunidade para pelo menos diminuir um pouco."

"No começo todo mundo reclama, mas no fim acaba aceitando", disse Nathalie Geuhennec, colega de Voiner, que contou já ter comprado um adesivo de nicotina para tentar o abandonar hábito - embora tivesse esquecido de colocá-lo.Muitos escritórios e prédios públicos já proibiam o fumo por conta própria, antes da lei entrar em vigor. O caso de amor dos franceses com o cigarro é antigo, e as duas principais marcas de cigarro francesas, a Gauloises e a Gitanes, ganharam um status cultural comparável ao das baguetes e do vinho tinto, o que torna difícil imaginar uma França sem fumantes. Mas dá para sentir a mudança no ar, apesar da forte oposição dos donos de cafés, que temem que o ritual matutino de tomar um café e fumar um cigarro acabe extinto quando a proibição for estendida a bares e restaurantes, no ano que vem. "Não vejo nenhum problema" [com a medida], disse Miguel Balthasar, que trabalha no Hotel du Louvre, no centro de Paris, e que fumava seu cigarrinho da manhã na calçada, nesta quinta-feira. "A maioria de meus colegas não fuma, então é justo com eles", afirmou. "Acho que vou acabar fumando menos por causa dessa lei, mas não vou parar de vez. Por que pararia?"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: