sexta-feira, 9 de abril de 2010
Inicio »
» Lula defende transações comerciais com Chile em moeda local
Lula defende transações comerciais com Chile em moeda local
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (9) transações comerciais com o Chile em moeda local. Lula recebeu o presidente chileno, Sebástian Piñera, para almoço no Itamaraty. Com a identidade monetária, o Brasil poderia usar o real para comprar produtos chilenos e o Chile usaria o peso para adquirir mercadorias brasileiras.
A identidade em área monetária já ocorre em transações comerciais do Brasil com a Argentina. “Estou convencido de que é chegada a hora de aprofundarmos nossa identidade sul-americana também na área monetária. O Brasil quer estender ao Chile a experiência que temos com a Argentina de transações comerciais em moeda local”, afirmou.
O presidente também defendeu que América do Sul precisa se unir para que sua inserção no mundo globalizado seja competitiva. “Não nos interessa ser ilhas de prosperidade num oceano de insatisfação”, disse. Ele ressaltou que as economias brasileira e chilena resistiram à crise financeira internacional e voltou a criticar o protecionismo.
“Nossas economias não sucumbiram à crise econômica global, mas reagiram reforçando complementaridades. Resistimos à tentação do protecionismo, de modo que nosso intercâmbio comercial já recuperou os níveis pré-crise”, afirmou.
0 comentários:
Postar um comentário