Primeiro avião de combate russo pós-soviético decola este ano
Por Oleg Shchedrov
KOMSOMOLSK-ON-AMUR (Reuters) - O primeiro avião de guerra inteiramente novo da Rússia desde a queda da União Soviética fará seu vôo inaugural antes do fim do ano, disse nesta segunda-feira um alto funcionário do governo.
“O primeiro-ministro (Vladimir Putin) visitou hoje uma seção da fábrica do avião, onde viu aviões de guerra de quinta geração na etapa final de montagem”, disse a jornalistas o vice-primeiro-ministro Sergei Ivanov em Komsomolsk, no Extremo Oriente russo, onde fica a fábrica de aviões civis e militares Sukhoi.
“Até o final do ano este avião estará nos céus.”
Ivanov não deu maiores detalhes, e os jornalistas não puderam entrar na parte ultrassecreta da fábrica onde o jato está sendo montado, durante a visita de Putin.
Os programas militares da Rússia são conhecidos por seus atrasos, mas, se o novo avião de combate Sukhoi de fato for lançado este ano, será o primeiro avião estrangeiro a desafiar o muito divulgado jato de combate F-22 “Raptor” de quinta geração dos EUA.
Um comentarista militar da agência estatal de notícias russa RIA disse no mês passado que Índia e Brasil podem ter envolvimento estreito nos planos da Rússia de produzir um jato de quinta geração que seria multifuncional e capaz de voar de dia ou à noite, sob qualquer tipo de condições climáticas.
Outra característica do jato de quinta geração, que a União Soviética concebeu nos anos 1980 mas que foi desenvolvido a partir do zero nos primeiros anos deste século, são sua maior capacidade de manobra, sua invisibilidade a todos os tipos de radar e sua capacidade de decolar e aterrissar em pistas curtas.
A Rússia, que está envolvida numa grande reforma de suas forças armadas, precisa urgentemente atualizar seu arsenal para poder travar guerras modernas.
Além do jato novo, Ivanov prometeu que a produção de caças existentes de design soviético será acelerada.
“Acordou-se que o Ministério da Defesa aumentará seus pedidos de aviões Su-27 e Su-30 em várias dezenas de unidades em três anos”, disse Ivanov a jornalistas.
Nos anos 1980, a chegada do caça Sukhoi Su-27, que ganhou da Otan o codinome de “Flanker-B”, colocou a União Soviética e seus aliados comunistas no mesmo nível dos jatos americanos F-15 e F-16.
O Su-30, conhecido pela Otan como “Flanker-C”, é uma versão mais temível do Su-27. O avião fez seu primeiro vôo na época da União Soviética, mas passou a ser usado rotineiramente desde 1996, na Rússia pós-comunista.
Comentário:
O PAK-FA , Caça Russo de 5ª Geração, Pode Decolar Ainda em 2009
Todos sabemos que a matéria está falando do T-50 PAK-FA. Se o primeiro-ministro Vladimir Putin foi até Komsomolsk, lá no extremo oriente russo, difícil até na primavera, é porque os trabalhos já devem estar bem adiantados, ou não perderia seu tempo com isso.
A matéria diz que ele teria visto aviões de guerra de 5ª Geração em final de montagem.
O PAK-FA será multifuncional e capaz de voar de dia ou à noite, sob qualquer tipo de condições climáticas, terá grande capacidade de manobra, invisibilidade a todos os tipos de radar e ainda capacidade de decolar e aterrissar em pistas curtas (terá versão naval?).
Um comentarista da agência RIA Novosti disse já disse que Índia e Brasil podem ter “envolvimento estreito” nos planos da Rússia de produzir o T-50. Ora, será que o Brasil continua no projeto e só faz de conta que não? Não teria sido por isso que a equipe russa esteve há algum tempo conversando com o ministro Jobim em Brasília?
Onde ficará o FX-2 nesse jogo? Será cancelado? Compraremos alguns caças de 4ª Geração e teremos o PAK-FA de 5ª logo em seguida? Esqueceremos dele e viveremos como se ele não existisse, ainda em um mundo de 4ª, mas com 3 caças de 5ª voando por aí? Não faremos nada de nada, como sempre? Pensem e não durmam enquanto não resolvermos o enigma brasileiro, ou será mais uma novela?
terça-feira, 12 de maio de 2009
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1 comentários:
Caros, não há aviões invisíveis!...
Existem aviões de difícil detecção, mas, como o foi na derrubada, na Bósnia, com o F-117Nighthawk e outro danificado. A questão principal, agora, é saber se o maravilhoso radar Irbis-E de detecção passiva e de alcance inigualável de 400Km para caças comuns e 90Km para caças "stealth"(de difícil detecção), ser-lhe-á acrescentado a detecção ativa APAR (Active Phased Array Radar)...e para qual alcance.
abraços,
Miguel Junior
migueljunior3@gmail.com
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