Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Conflito Malvinas / Falklands Jornal Zero Hora - 45 Anos

O jornal Zero Hora comemora hoje, 04 Maio 2009, 45 anos. Para comemorar publicou um encarte especial com os melhores momentos de reportagem do jornal ao longos deste quase meio século de existência.

Uma reportagem investigativa e de muita relevância foi a dos pousos dos aviões C-130 Hércules da Royal Air Force (RAF) na Base Aérea de Canoas (BACO), tanto na ida como volta das Malvinas/Falklands, como último ponto de parada.

Há tempos era comentado que aviões da RAF estavam pousando em Canoas. O repórter fotográfico de Zero Hora, Fernando Gomes, embrenhou-se nas matas que circundam a Base e obteve as fotos que geraram um incidente diplomático entre Brasil e Argentina.
Na edição de 23 de Junho de 1983 Zero Hora publicou na capa a fotografia. Um ano após o Conflito das Malvinas/Falklands o apoio do Brasil aos ingleses, embora já fora do período do conflito teve muita repercussão.

Isto segue a dualidade que o Brasil teve no conflito. Bem explicitado pelo cessão dos aviões Bandeirante de Patrulha à Argentina por decisão do Presidente João Figueiredo, passando por cima inclusive das objeções militares.

O tom humorístico é que o então Embaixador Brasileiro em Londres, Roberto Campos, foi chamado ao Foreign Office para que os ingleses mostrassem a sua desaprovação pela cessão dos Banderulhas à Argentina. Roberto Campos não perdeu a pose e informou aos ingleses que o Brasil mantinha sua postura de independência no conflito e o Brasil estava pronto a emprestar Banderulhas para as Forças Inglesas (RAF ou Royal Navy). O que deixou o diplomata inglês mais furioso ainda.
Já há vários anos os aviões ingleses, tanto C-130 como outros, pousam abertamente no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O aeroporto de Montevidéu é usado como alternativa para emergências, caso for necessário.



A foto que atritou Brasil e Argentina

Houve dois momentos memoráveis na cobertura de ZH da Guerra das Malvinas. O primeiro ocorreu no início do confronto, em 2 de abril de 1982, quando soldados argentinos invadiram as Ilhas Malvinas, expulsando os administradores britânicos. Imediatamente, o repórter Danilo Ucha e o fotógrafo Adolfo Alves (depois substituído por Damião Ribas) viajaram ao país vizinho. Enviaram material esclarecendo como os argentinos oscilaram do ufanismo até a capitulação para a Inglaterra.

O segundo momento marcante aconteceu um ano depois do fim da guerra. Em 23 de junho de 1983, o fotógrafo Fernando Gomes registrou um Hércules da Força Aérea britânica pousando na Base Aérea de Canoas, na Grande Porto Alegre. Exclusiva, a imagem repercutiu no mundo, particularmente na Argentina, que acusou o Brasil de colaborar com os ingleses.

OS BRITÂNICOS venceram a guerra e reassumiram o controle do arquipélago das Malvinas em junho de 1982. O conflito matou 649 militares argentinos e 255 ingleses.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: