Uma reportagem investigativa e de muita relevância foi a dos pousos dos aviões C-130 Hércules da Royal Air Force (RAF) na Base Aérea de Canoas (BACO), tanto na ida como volta das Malvinas/Falklands, como último ponto de parada.
Há tempos era comentado que aviões da RAF estavam pousando em Canoas. O repórter fotográfico de Zero Hora, Fernando Gomes, embrenhou-se nas matas que circundam a Base e obteve as fotos que geraram um incidente diplomático entre Brasil e Argentina.
Na edição de 23 de Junho de 1983 Zero Hora publicou na capa a fotografia. Um ano após o Conflito das Malvinas/Falklands o apoio do Brasil aos ingleses, embora já fora do período do conflito teve muita repercussão.
Isto segue a dualidade que o Brasil teve no conflito. Bem explicitado pelo cessão dos aviões Bandeirante de Patrulha à Argentina por decisão do Presidente João Figueiredo, passando por cima inclusive das objeções militares.
O tom humorístico é que o então Embaixador Brasileiro em Londres, Roberto Campos, foi chamado ao Foreign Office para que os ingleses mostrassem a sua desaprovação pela cessão dos Banderulhas à Argentina. Roberto Campos não perdeu a pose e informou aos ingleses que o Brasil mantinha sua postura de independência no conflito e o Brasil estava pronto a emprestar Banderulhas para as Forças Inglesas (RAF ou Royal Navy). O que deixou o diplomata inglês mais furioso ainda.
Já há vários anos os aviões ingleses, tanto C-130 como outros, pousam abertamente no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O aeroporto de Montevidéu é usado como alternativa para emergências, caso for necessário.



A foto que atritou Brasil e Argentina
Houve dois momentos memoráveis na cobertura de ZH da Guerra das Malvinas. O primeiro ocorreu no início do confronto, em 2 de abril de 1982, quando soldados argentinos invadiram as Ilhas Malvinas, expulsando os administradores britânicos. Imediatamente, o repórter Danilo Ucha e o fotógrafo Adolfo Alves (depois substituído por Damião Ribas) viajaram ao país vizinho. Enviaram material esclarecendo como os argentinos oscilaram do ufanismo até a capitulação para a Inglaterra.
O segundo momento marcante aconteceu um ano depois do fim da guerra. Em 23 de junho de 1983, o fotógrafo Fernando Gomes registrou um Hércules da Força Aérea britânica pousando na Base Aérea de Canoas, na Grande Porto Alegre. Exclusiva, a imagem repercutiu no mundo, particularmente na Argentina, que acusou o Brasil de colaborar com os ingleses.
OS BRITÂNICOS venceram a guerra e reassumiram o controle do arquipélago das Malvinas em junho de 1982. O conflito matou 649 militares argentinos e 255 ingleses.
0 comentários:
Postar um comentário