Edilson Moura Pinto para o Defesa BR
Os boatos estão se espalhando, mas até agora a Fab ainda não confirmou a intenção sobre uma aeronave supercargueira. Agora, a Aircraft Monthly de abril de 2009 publicou uma extensa seção dando conta de que a FAB teria a intenção de adquirir entre 6 e 12 cargueiros pesados e que os favoritos seriam o C-17 e o Il-96.
O artigo diz que isso está previsto na END, a qual prevê a capacidade de mobilidade global às forças armadas brasileiras. Não se confirma se as “pretendidas” aquisições serão de aeronaves usadas e/ou novas, mas, segundo alguns entendidos, poderiam ser mistas.
O fato interessante é que a pretensão de se operar esse tipo de aeronave mostra um pouco do que se pretende para as forças armadas brasileiras nos próximos anos. Uma força com capacidade de ação global e ainda que limitada, comparativamente à Rússia e EUA, seria nesse quesito superior, por exemplo, à Europa inteira.
Afirma-se que o Ministério da Defesa pretende criar um Comando Conjunto de Transporte e Logística Aéreo - CCTLA, nos moldes do Air Mobility Command AmC das Forças Armadas americanas.
Isso tudo foi dito por mim há 3 anos, no artigo ATLAS aqui no site DEFESA BR, em que considerava o ANT-124. Este também é candidato, segundo a revista (mas com poucas chances devido a pendenga entre Rússia e Ucrânia).
Na altura, muitos achavam a idéia demasiadamente suntuosa para o Brasil, mas como podemos ver, como os castelos nascem dos sonhos, faltam sonhadores e pessoas determinadas a transformar o Brasil numa nação digna do título.
Estes aviões seriam muito bem-vindos e são muito necessários para a integração e para prover a capacidade de mobilização de forças de reação rápida. Esperemos que sejam concretas as pretensões e que se efetivem.
sábado, 11 de abril de 2009
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» Supercargueiros Aéreos – Mobilidade Global ao Brasil
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