Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 11 de abril de 2009

Supercargueiros Aéreos – Mobilidade Global ao Brasil

Edilson Moura Pinto para o Defesa BR

Os boatos estão se espalhando, mas até agora a Fab ainda não confirmou a intenção sobre uma aeronave supercargueira. Agora, a Aircraft Monthly de abril de 2009 publicou uma extensa seção dando conta de que a FAB teria a intenção de adquirir entre 6 e 12 cargueiros pesados e que os favoritos seriam o C-17 e o Il-96.

O artigo diz que isso está previsto na END, a qual prevê a capacidade de mobilidade global às forças armadas brasileiras. Não se confirma se as “pretendidas” aquisições serão de aeronaves usadas e/ou novas, mas, segundo alguns entendidos, poderiam ser mistas.

O fato interessante é que a pretensão de se operar esse tipo de aeronave mostra um pouco do que se pretende para as forças armadas brasileiras nos próximos anos. Uma força com capacidade de ação global e ainda que limitada, comparativamente à Rússia e EUA, seria nesse quesito superior, por exemplo, à Europa inteira.

Afirma-se que o Ministério da Defesa pretende criar um Comando Conjunto de Transporte e Logística Aéreo - CCTLA, nos moldes do Air Mobility Command AmC das Forças Armadas americanas.

Isso tudo foi dito por mim há 3 anos, no artigo ATLAS aqui no site DEFESA BR, em que considerava o ANT-124. Este também é candidato, segundo a revista (mas com poucas chances devido a pendenga entre Rússia e Ucrânia).

Na altura, muitos achavam a idéia demasiadamente suntuosa para o Brasil, mas como podemos ver, como os castelos nascem dos sonhos, faltam sonhadores e pessoas determinadas a transformar o Brasil numa nação digna do título.

Estes aviões seriam muito bem-vindos e são muito necessários para a integração e para prover a capacidade de mobilização de forças de reação rápida. Esperemos que sejam concretas as pretensões e que se efetivem.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: