Após cerca de cinco anos de reparos e modernizações, nau capitânia da Marinha do Brasil volta ao mar.
O dia 28 de julho de 2010 se torna uma data importante para a história operacional do NAe São Paulo - A12 e obviamente para a Marinha do Brasil também. Essa data marca a volta deste magnífico e imprescindível navio ao mar.
Após cerca de cinco anos de reparos e modernizações no Arsenal de Marinha (AMRJ), o porta-aviões São Paulo finalmente saiu ao mar para entrar agora em uma fase exaustiva de testes e provas para ser aceito novamente como navio operacional da Marinha do Brasil.
Nestes cinco anos de modernizações e reparos, o navio chegou a ir ao mar uma vez em 2007, mas retornou logo em seguida quando ficou constatado um problema em um de seus eixos. O São Paulo então retornou ao AMRJ e lá ficou sob intensa reforma no sistema de propulsão até 2008, quando outras partes do navio começaram a ser modernizadas e revitalizadas como foi o caso da catapulta lateral que passou por uma revisão completa.
Com o retorno do navio ao mar e, se tudo correr bem, a re-incorporação do navio à frota operacional da Marinha do Brasil, o país contará novamente com sua nau capitânia, seu porta-aviões, uma plataforma que poucos no mundo operam e que representa a força militar brasileira.
O A-12 voltará tão logo for possível a operar aeronaves de asa fixa e rotativa, mantendo e aprimorando os treinamentos e as doutrinas da aviação naval brasileira, e preparando o terreno para os futuros desafios que a Marinha do Brasil planeja enfrentar para cumprir a Estratégia Nacional de Defesa.
Desafios esses que incluem a operação de mais dois porta-aviões, aeronaves de asa fixa para caça, ataque, transporte, reabastecimento e controle aéreo, e novas aeronaves de asa rotativa como o UH-15(EC-725) e o MH-16(S-70B).
FONTE: DEFESA BRASIL
José Carlos Batista
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