A maneira mais segura de transferir arquivos de um computador para outro é fazer um backup e copiar as informações. Para fazer backup, primeiro procure saber o tamanho dos arquivos para decidir qual dispositivo - DVD, CD ou pendrive - você usará para armazenar as informações.
Para tal, vá até a opção Meu Computador, selecione o drive C:, clique em Documentos e Settings (que é onde está o perfil do usuário) e procure a pasta que tem o seu nome. Clique com o botão direito em cima dessa pasta e selecione a opção propriedades. Na aba geral, você encontrará o tamanho dos arquivos.
>> Gravação em disco: O modo mais econômico e, portanto, mais popular de se armazenar dados em um lugar seguro é gravá-los em discos. As mídias mais utilizadas para isso são CDs ou DVDs. Basta inserir o DVD ou o CD na nova máquina e copiar os arquivos.
>> Discos externos: Essa é uma forma interessante para quem precisa de muito espaço. Há modelos de 5 GB, como o Pocket Hard Drive, da Seagate, até 250 GB, como o HDD 250GB, da Iomega, que devem agradar desde quem tem arquivos de texto até quem lida com imagens em altíssima resolução. Outra opção são os pendrives, cada vez mais populares. Tanto nos discos rígidos quanto nos chaveirinhos flash, a transferência de arquivos é simples: o usuário deve buscar quais são as pastas que pretende ter em seu novo PC e transferi-las para o drive de memória externa.
Leia também:
>> Como fazer Backup sem mistérios
>> Como fazer backup de arquivos em CDs
Faça um "ghost"
No entanto, para transferir tudo o que você tem de um HD para outro sem precisar reinstalar os programas, será necessário fazer um ghost. O “fantasma” é um programa que realiza uma cópia exata da configuração da máquina e transfere para outro computador. “Ele configura a imagem do HD e passa para outro HD. Mas, é preciso que a nova máquina tenha exatamente as mesmas especificações que a anterior. Caso contrário, os adaptadores de rede, de áudio e de vídeo no novo computador não reconhecerão o clone vindo da máquina anterior”, explica o analista de TI, Rafael Zanini.
O especialista de TI Rodrigo Milan explica que isso acontece porque todas as chaves do registro do Windows se adaptam às peças do computador durante a instalação do sistema operacional. “Por isso, sou a favor da reinstalação de item por item, assim, estará garantido o bom desempenho do computador”, ressalta o especialista.
O programa Ghost indicado pelos especialistas é o da Symantec, e, segundo eles, é fácil de ser usado e tem versão em português. Existem programas similares, mas são piratas
0 comentários:
Postar um comentário