‘El País’ afirma que presidente dos EUA já deixou clara vontade de aumentar importações do petróleo brasileiro
CYNTHIA DECLOEDT - Agencia Estado
SÃO PAULO - O Brasil e os Estados Unidos mantêm contatos informais com intenção de fechar no futuro um acordo comercial para elevar o fluxo de importação de petróleo e derivados brasileiros pelos norte-americanos, informa o jornal espanhol El País em sua edição desta segunda-feira, 9, citando fontes do governo brasileiro.
O jornal diz que a administração do presidente norte-americano Barack Obama já deixou clara sua vontade de aumentar consideravelmente as importações do petróleo brasileiro.
Se concretizado um acordo comercial, algo que hoje parece muito provável e depende unicamente do Brasil, diz o El País, a consequência direta seria o deslocamento da Venezuela do mercado de energia norte-americano.
“Washington vê as reservas do pré-sal como uma salvação para sua dependência da Venezuela”, afirmaram fontes em Brasília, segundo o jornal espanhol.
O El País diz ter recebido informações de várias fontes diplomáticas e governamentais em Brasília sobre o interesse do governo Lula em aumentar a presença brasileira no mercado norte-americano de hidrocarbonetos, mesmo que isso implique uma colisão frontal com os interesses da Venezuela.
Diante das frequentes ameaças que recebe da Venezuela e da dependência do petróleo exportado pelo país, os Estados Unidos colocaram seus olhos há meses nas recentes descobertas de petróleo brasileiro, afirma o El País.
“Agora, mais do que nunca, estamos no radar dos norte-americanos, já que existe uma certa preocupação com alguns setores deste governo com o que acontece nesta zona de produção petrolífera”, disse uma fonte próxima ao presidente Lula, segundo o El País.
A fonte referiu-se à reativação em julho do ano passado pelos Estados Unidos da Quarta Frota da Marinha norte-americana para o Caribe e a América do Sul, comando naval responsável por todas as embarcações militares dos EUA em atividade nas águas da região e do Caribe.
De acordo com o El País, as fontes disseram ainda que o Obama vê o Brasil como um aliado natural na América do Sul.
Nosso Comentário:
A imprensa brasileira trouxe hoje esta notícia do jornal espanhol ‘El País’. O interessante é a ligação que se faz entre o Pré-Sal brasileiro e a recriação da IV Frota da US Navy.
Já a Venezuela de Hugo Chávez tem hoje 11% de suas exportações de petróleo voltadas para os EUA. Barack Obama quer acabar com isso, entende-se, e costura com Lula um acordo. Fontes teriam dito que o Brasil estaria sendo visto como aliado natural dos EUA na América do Sul.
Que os EUA participem do financiamento de nossas futuras refinarias, pois lhes venderemos gasolina com etanol, nada de petróleo cru. Será um ponto e tanto para o presidente Lula se fechar esse tipo de acordo.
Há quem diga que o Brasil está sendo preparado pelos EUA para ser o novo sheriff na América do Sul. Seu futuro domínio cobriria ainda o Atlântico Sul em mais que simplesmente o nosso litoral, iria até a África Ocidental.
Viria daí o motivo da criação de uma base naval no Nordeste e outra no Norte. A futura base do Nordeste ficaria melhor posicionada em Natal, voltada para fechar o caminho do Atlântico até a África para marinhas indesejáveis vindas de alhures. A IV Frota faria a cobertura.
Começa a parecer que os F-18 montados ou produzidos aqui e a vinda do recentemente desativado NAe Kitty Hawk seriam meras agulhas neste palheiro.
Isso levaria a uma encomenda de algo como 150 F/A-18 E/F para a FAB e a MB. O NAe A-12 São Paulo poderia operar melhor alguns F-35 de decolagem em pista curta junto com os poucos A-4 que serão modernizados.
No próximo Sábado, dia 14, os presidentes Lula e Obama terão seu promeiro encontro em Washington. Quem não deve estar gostando nada de toda essa aproximação é o presidente venezuelano Hugo Chávez que, não tardará muito, dará suas sempre muito aguardadas quentes declarações a respeito.
terça-feira, 10 de março de 2009
Inicio »
» Obama quer petróleo do Brasil, diz jornal espanhol
0 comentários:
Postar um comentário