Washington - O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, afirmou que a cooperação militar com o Brasil é "vital" como parte das relações bilaterais, informou nesta terça-feira o Pentágono.
Mullen se reuniu na segunda-feira com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dirigentes das Forças Armadas do Brasil no Comando Militar da Amazônia, em Manaus.
O almirante, que como chefe do Estado-Maior é o principal assessor em matéria militar do presidente americano, Barack Obama, disse que o Brasil é um país "vital" não só para a América do Sul, mas para os Estados Unidos e o resto do mundo.
Ele ressaltou a importância destes contatos para o conjunto da conjuntura bilateral, e assegurou que do ponto de vista militar "esta relação é absolutamente vital".
Jobim e Mullen visitaram o 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, município que faz divisa com Colômbia e Peru, e o posto especial de fronteira na cidade de Ipiranga.
Cooperação
O Brasil estabeleceu um posto avançado nessa região fronteiriça em 1980 para lutar contra o contrabando e o narcotráfico.
Mullen afirmou que "se aprende muito mais no terreno que na capital", e ressaltou a disciplina e profissionalismo dos militares brasileiros, informou o Pentágono em comunicado.
Jobim enfatizou que a confiança é algo essencial na relação bilateral, e disse confiar no almirante Mullen.
O Exército brasileiro e o americano trabalharam conjuntamente nas operações de manutenção de paz das Nações Unidas no Haiti e em outros lugares.
Além disso, realizaram manobras conjuntas e sua cooperação inclui um amplo programa de troca no qual suboficiais americanos frequentam a Escola do Amazonas e os cadetes brasileiros vão à Academia Militar de West Point, no Estado de Nova York.
A visita ao Brasil faz parte de uma viagem que Mullen começou pela América Latina e que o levará ainda a Chile, Peru, Colômbia e México.
A próxima escala de seu giro pela América Latina é o Chile, onde deve se reunir com o ministro da Defesa, José Goñi, e com o chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, o general Alfredo Ewing.
Fonte: EFE
quinta-feira, 5 de março de 2009
Inicio »
» EUA classificam como "vital" cooperação militar com Brasil
0 comentários:
Postar um comentário