Ministério Publico Militar

Ministério Publico Militar

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Translate

Google+

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

América do Sul Desconfia de Washington, Diz Jobim

Os militares americanos fizeram um gesto para se aproximar do Brasil depois de alguns desentendimentos entre os dois países. Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, atendeu a um convite para se encontrar nos Estados Unidos com o secretário de Defesa, Robert Gates.

“Na verdade, eu fui a Nova York e não iria passar por aqui”, disse Jobim, depois da reunião no Pentágono. “Foi ele (Gates) quem pediu que eu passasse em Washington para ter uma conversa com ele nesse sentido de aumentar a confiança do Brasil (nos EUA).”

Segundo Jobim, ele disse a Gates que o governo americano “precisa contar com o fato de que existe uma grande desconfiança da América do Sul em relação aos Estados Unidos”. Esse é um fato, afirmou, que foi aceito por Gates durante a conversa porque, prosseguiu, “fatos não se discutem”.

Jobim disse que sugeriu a Gates que os EUA se “reapresentem” à América do Sul – e disse que o Brasil estaria disposto a ajudar. Isso se faz, segundo Jobim, com atitudes, e não com conversa.

Como exemplo de atitude que poderia contribuir para aumentar a confiança nos EUA, ele citou a resolução do embargo a Cuba. Ontem mesmo, Jobim tinha embarque marcado para Cuba, onde se juntará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Jobim, ficou acertada uma viagem de Gates ao Brasil em abril, quando, disse, quer apresentar a Amazonia ao americano.

O encontro entre os dois ministro ocorre depois de alguns desentendimentos entre seus respectivos países na área militar. O Brasil não gostou, por exemplo, de os militares americanos terem controlado o aeroporto de Porto Príncipe, capital do Haiti, na operação de socorro após o terremoto. Antes, o Brasil já tinha reagido com desconfiança à instalação de uma base militar americana na Colômbia. Mas os dois episódios foram superados, disse Jobim.

O ministro brasileiro disse que a decisão sobre a compra de caças pela Aeronáutica também foi tema da conversa. “Para evitar constrangimento, eu levantei o assunto”, disse Jobim. O governo americano está fazendo “lobby” para o Brasil comprar caças da Boeing. Lula já indicou sua preferência pelos caças franceses.

Jobim disse que essa é só uma preferência política e que a decisão de Lula será feita com base em um laudo preparado pela Defesa, que deve ser entregue em 20 dias, e após consultas com o Conselho de Defesa Nacional.

Nosso Comentário:

Fatos não se discutem, americanos não são confiáveis e ponto final. Duvido que haja ações possíveis de se mudar o nível de confiança brasileiro e regional em relação a eles.

Exemplo, mesmo que a diplomacia de seu governo viesse um dia a apoiar a causa argentina das Malvinas contra os ingleses (algo claramente impossível, mas firmado em tratado regional), certamente por baixo dos panos estariam ajudando o Reino Unido em termos militares, pela velha causa anglo-saxã. Dá para confiar em algo assim desse nível?

Por outro lado, por que os americanos levantariam o embargo a Cuba? Seria uma atitude para agradar gente como Fidel e Chávez, além de Lula, MAG e Amorim? Seria uma das grandes conquistas de Lula e Obama não vai lhe dar esse presentão jamais.

Enquanto a ilha for dirigida pelos comunistas, o embargo americano precisa continuar, pois o que for feito em cada pedaço de terra neste continente pode representar o futuro do todo. Não é hora de mudanças neste ponto.

Como perderam o sonho de Honduras, os ditadores comunistas de plantão querem um sorriso americano para Cuba, cujo sistema matou milhões e ainda encarcera e tortura milhares de dissidentes.

Os cubanos são tão perniciosos à democracia latino-americana que agora mesmo a Venezuela hospeda quase 70 mil cubanos para controlarem o país e o regime chavista a ferro e fogo. Imaginem esse pesadelo acontecendo no Brasil, a ferro e fogo contra milhões e milhões.

Podem ficar certos que Nelson Jobim só conversou com Robert Gates sobre o FX-2 por gentileza, mas o Super Hornet está mais fora do páreo que nunca. A decisão agora está prometida para março. E como o amor é lindo, Jobim ficou incumbido de apresentar a Amazônia ao seu contraparte americano (em ironia de lado a lado).

FONTE: Valor

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: