Em encontro com empresários nesta segunda-feira (8), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chamou de "pseudotema" a proposta de consultar a população sobre um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro se referia à proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê um referendo para consultar a população sobre a ideia de terceiros mandatos no Poder Executivo (presidentes, governadores e prefeitos).
Segundo Jobim, para que Lula assumisse pela terceira vez consecutiva o comando do país, o projeto em forma de emenda constitucional deve ser votado e aprovado em dois turnos na Câmara e no Senado até setembro."Esse é o pseudotema".
A pergunta sobre o assunto foi feita durante almoço em um hotel de luxo na Zona Sul de São Paulo. O ministro foi questionado se as Forças Armadas deveriam emitir opinião sobre o assunto. Jobim, a quem os militares são subordinados, foi direto. "Não cabe às Forças Armadas opinar".
Em seguida, completou: "o presidente da República não quer (o terceiro mandato). O assunto está respondido", finalizou o ministro, que foi convidado para dar uma palestra sobre o setor aéreo.
O presidente Lula disse, anteriormente, que tem uma posição "definitiva" e contrária a respeito da proposta. "O Brasil é um país que tem pouco tempo de democracia. A alternância de poder é muito importante para o Brasil. Eu já fui oito anos presidente, ou seja, eu vou conversar com a base aliada porque eu não vejo sentido as pessoas ficarem discutindo o terceiro mandato", disse, na sexta-feira (5).
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Inicio »
» Ministro da Defesa diz que proposta de terceiro mandato é 'pseudotema'
0 comentários:
Postar um comentário